“Nossos mestres, nossos pensadores, das nossas comunidades e aldeias, eles são escritores orais, pensadores orais, poetas orais. Estando dentro da universidade, eu consigo ao menos dizer que também faço parte desses escritores orais, digitais, contemporâneos.”

Coordenador do Coletivo de Acadêmicos Indígenas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Arlindo Baré fala sobre a importância da autonomia dos povos originários relacionada à educação indígena. Ele também explica a diferença entre os conhecimentos não indígenas e indígenas e o trabalho que faz para criar uma ponte entre esses dois universos.

Este depoimento foi gravado remotamente em 2020.

Ouça todos os episódios já disponíveis do podcast Mekukradjá aqui no site ou em aplicativos especializados, como o Spotify e o Apple Podcasts, no celular ou no computador, basta pesquisar o nome dos programas.

ITAÚ CULTURAL

Presidente: Alfredo Setubal
Diretor: Eduardo Saron
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Ana Paula Fiorotto
Captação de som: Vocs.TV (terceirizada)
Finalização de som: Cinemática Audiovisual (terceirizada)
Locução: Julio de Paula (terceirizado)
Apresentação: Daniel Munduruku

O Itaú Cultural (IC), em 2019, passou a integrar a Fundação Itaú para Educação e Cultura, com o objetivo de garantir ainda mais perenidade às suas ações e o seu legado no mundo da cultura, ampliando e fortalecendo o seu propósito de inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas.

Arlindo Baré sorri para a foto. Usa camiseta e um colar.
Arlindo Baré (imagem: Divulgação)
Veja também
Homem indígena jovem aparece com um leve sorriso no rosto. Ele usa óculos de grau e cabelos lisos, escuros e curtos. Está de camisa estampada.

Ytanajé Cardoso – Mekukradjá

“Eu espero que, em algum momento, nós, escritores indígenas, sirvamos de referência aos nossos jovens”, afirma Ytanajé Cardoso em depoimento ao podcast Mekukradjá
Imagem de Kerexu Yxapyry, mulher indígena. Ela está postada no canto direito da imagem e olha para o seu lado esquerdo, com o rosto levemente inclinado. Está usando um cocar. A imagem está com o filtro do podcast Mekukradjá, com tons amarelos. O nome do podcast está escrito do lado esquerdo da imagem em cor laranja. Abaixo, o logo do Itaú Cultural na cor branca.

Kerexu Yxapyry – Mekukradjá

Convidada deste episódio, Kerexu Yxapyry é coordenadora-executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib)