Além de divulgar a programação do Itaú Cultural (IC) e de parceiros, este site reúne conteúdo exclusivo sobre arte e cultura brasileira. Muito conteúdo!

Selecionamos os campeões de audiência de 2022, os mais acessados em cada uma das seções abaixo. Além deles, vale lembrar: temos bastante material também em formato de notícias, entrevistas, textos opinativos e muito mais, para você conhecer e usufruir.


O podcast:

Tudo que coube numa VHS em Ficções Itaú Cultural

A imagem coloca duas fotografias lado a lado. São dois homens, ambos estão sorrindo. A foto possui um fundo preto, com uma máscara amarelada. O logo do podcast Ficções Itaú Cultural está no centro da imagem.
Grupo Magiluth (imagem: divulgação)

A peça do Grupo Magiluth foi publicada em formato de podcast em fevereiro de 2022. Em Tudo que coube numa VHS, espetáculo criado na pandemia, o público se torna cúmplice das memórias de um personagem cristalizadas em torno de um relacionamento. A ação é acompanhada via web, por meio de plataformas virtuais de comunicação e entretenimento, numa experiência individual que transporta para uma nova esfera as relações de proximidade entre ator e espectador.

Ouça mais na seção “Podcasts.


A publicação:

A obra de Bispo do Rosario no Caderno do professor

Plano de oito aulas sobre Arthur Bispo do Rosario, cuja arte e mística estiveram em cartaz no IC em 2022.

Leia mais na seção “Publicações”.


A playlist:

50 anos da morte de Torquato Neto

Homem jovem de cabelos pretos, compridos e cacheados está sorrindo atrás de uma árvore.
Torquato Neto, poeta piauiense (imagem: acervo artístico Torquato Neto)

Em novembro de 2022, o site do IC relembrou os 50 anos da morte de Torquato Neto. Além da matéria sobre sua ainda marcada presença através da arte, publicamos uma playlist com músicas cujas letras são de autoria do poeta e jornalista piauiense.

Ouça outras playlists temáticas e comemorativas.


A coluna:

Encontros com a nova literatura brasileira contemporânea

Fabiana Carneiro da Silva, doutora em teoria literária e literatura comparada pela Universidade de São Paulo (USP), faz uma rica seleção de novos nomes da literatura brasileira, com o compromisso de percorrer o Brasil por inteiro.

Conheça nossas outras colunas.


O post com vídeo:

Visita guiada e entrevistas sobre a exposição Tunga: conjunções magnéticas

A exposição Tunga: conjunções magnéticas ficou em cartaz até abril de 2022 e celebrou a produção artística de Antônio José de Barros Carvalho e Mello Mourão (1952-2016), o Tunga. O post que reuniu os vídeos com material sobre a mostra foi o campeão de cliques.

Veja mais vídeos.

Veja também