A relação entre histórias em quadrinhos e cinema nos últimos 15 anos se tornou algo de enorme impacto ­– filmes e séries televisivas de herói movimentam os públicos em todo o mundo. A partir de 27 de janeiro, a Itaú Cultural Play exibe curtas e longas nesse eixo, trazendo criações inspiradas em HQs brasileiras. Entre elas, A noite dos palhaços mudos e Dossiê Rê Bordosa, respectivamente baseadas em trabalhos de Laerte e Angeli.

Além da mostra, a IC Play volta a exibir Café com canela, filme dos diretores Ary Rosa e Glenda Nicácio que compõe o acervo de cinema negro na plataforma. Para ver as obras, basta fazer seu cadastro na plataforma. Confira abaixo mais informações sobre elas.

Reestreia

Café com canela (2017), de Ary Rosa e Glenda Nicácio
100 min

Depois de perder o filho, Margarida, uma professora, se distancia do mundo, entoando um luto duradouro. Também se separa do marido e perde contato com amigos e parentes. Certo dia, no entanto, Margarida será sacudida com a chegada de Violeta, uma ex-aluna. Desse encontro nasce um lento processo de cura, regado a cafés com canela.

[classificação indicativa: 14 anos]

Mostra Quadrinhar

A noite dos palhaços mudos (2012), de Juliano Luccas
15 min

Nesta trama urbana contemporânea de humor, dois palhaços têm a missão de resgatar um companheiro sequestrado por uma organização que pretende exterminar essa classe.

[classificação indicativa: 10 anos]

O ogro (2011), de Márcio Júnior e Márcia Deretti
2 min

Em uma floresta sombria, um cavaleiro medieval parte em busca de uma diabólica criatura que se esconde num castelo em ruínas e detém um terrível segredo. No caminho, encontra outro cavaleiro, que revela a ele terríveis surpresas.

[classificação indicativa: 10 anos]

Mesa para dois (2012), de Amilcar Oliveira
24 min

Julia trabalha como garçonete em um restaurante e acha que tem uma vida monótona, até virar assistente de Miro, um escritor. Ele procura alguém para conversar, inspirar-se em novas histórias e libertar-se de um bloqueio criativo, mas é ela quem encontra surpresas no caminho.

[classificação indicativa: 12 anos]

Interiores (2021), de Eduardo Azevedo
4 min

Uma criatura sem forma e de pequena estatura caminha sem rumo onde vive com outros seres de sua espécie. Em dado momento, abre uma porta, ganha a companhia de um ser diferente e passa a tentar dominá-lo. Seu ato tem consequências inimagináveis.

[classificação indicativa: 10 anos]

A cidade dos piratas (2018), de Otto Guerra
80 min

Um diretor de cinema em crise criativa, um político homofóbico e quixotesco, as personagens dos quadrinhos de Piratas do Tietê e o Brasil conservador dos últimos anos. Por trás de um labirinto de histórias, a vida e a obra de uma artista corajosa e iconoclasta que marca gerações, Laerte Coutinho.

[classificação indicativa: 16 anos]

Wood & Stock – sexo, orégano e rock n’roll (2006), de Otto Guerra
85 min

Uma aventura de desbunde, psicodelia, muita paz e amor, estrelada por duas personagens queridas do quadrinista Angeli – os hippies Wood e Stock. Passado o barato dos anos 1970, é hora de cuidar da família e trabalhar. Mas talvez uma nova banda de rock faça o espírito daqueles anos ressuscitar.

[classificação indicativa: 16 anos]

Dossiê Rê Bordosa (2008), de Cesar Cabral
16 min

“Eu sou uma barata que resistiu a todos os inseticidas.” Essa é a frase com a qual Rê Bordosa, uma das mais famosas personagens do cartunista Angeli, se autodefine. Em 1987, a despeito de muito sucesso, ela foi morta por seu criador. Que motivos o levaram a isso? Essa é a pergunta à qual uma divertida investigação tenta responder.

[classificação indicativa: 16 anos]

Veja também