Quebra torto é um típico prato da culinária pantaneira, mas, para Fabio Quill, o nome também serviu de inspiração para uma coletânea de histórias em quadrinhos de autores do Mato Grosso do Sul. Assim como na gastronomia – em que a mistura de sabores se sobressai –, a ideia da coletânea também é agregar diferentes estilos e vozes de autores, criando um recorte da produção de HQs na região.

São seis quadrinistas presentes na coletânea: Anderson Barboza, Daniel Shaman, Grippho, Marina Duarte, Neiton Benitez e o próprio Fabio Quill, idealizador do projeto, apoiado pelo Rumos Itaú Cultural 2019-2020. Quebra torto está disponível para venda no Catarse.

Imagem com fundo vermelho, com a capa da coletânea Quebra torto, que reúne autores de quadrinhos de Campo Grande (MS). A capa é vermelha, com um pássaro preto no canto esquerdo e o nome do livro no centro.
Capa da coletânea Quebra torto, que reúne autores de quadrinhos de Campo Grande (MS) (imagem: divulgação)

Em entrevista ao Itaú Cultural (IC) em janeiro de 2022, quando o projeto estava em desenvolvimento, Quill – artista natural da Zona Leste da cidade de São Paulo e hoje morador de Campo Grande (MS) – comentou a cena de quadrinhos do Centro-Oeste:

“Ao me mudar para o Mato Grosso do Sul, conheci artistas com trabalhos muito interessantes, que ficam à margem da produção nacional, às vezes por falta de acesso a algumas informações ou mesmo pela falta de incentivo. Acredito que posso colaborar nessa cena, dividindo com esses autores o que aprendi desde a minha primeira publicação, os processos que tive a oportunidade de vivenciar. Minha ideia é ajudar a trazer visibilidade para a produção nacional, que é riquíssima”.

Clique aqui para ler a entrevista completa.

Fabio Quill está sentado, pintando. Em sua mesa, há muitos pincéis, tintas e papéis. Ele é branco, tem cabelo, bigode e barba brancos.
O autor e arte-educador Fabio Quill (imagem: acervo pessoal)

Lançamentos on-line e presencial

No dia 17 de janeiro, às 19h30, o público pode acompanhar o lançamento on-line da publicação em um bate-papo com os seis autores e mediação de Felipe Mafra, da Hámor Livraria. A conversa acontece no Instagram @hamoredicoes e dos autores @fabioquill, @marinailustrando, @grippho, @andersonbarboza e @shamaniel.

Na semana seguinte, em 22 de janeiro, a partir das 16 horas, o lançamento presencial ocorre no Capivas (Rua Pedro Celestino, 1079), em Campo Grande.

Veja também