A plataforma de streaming Itaú Cultural Play disponibiliza, em 13 de janeiro, o volume 1 da mostra Cinemateca Sylvio Back, que apresenta cinco filmes desse diretor catarinense, todos ficções: Lost Zweig – os últimos dias de Stefan Zweig no Brasil (2003), Cruz e Sousa – o poeta do desterro (1999), Aleluia, Gretchen (1976), A guerra dos pelados (1971) e Lance maior (1968). Para vê-lo, basta inscrever-se gratuitamente na IC Play.

O volume 2 da Cinemateca Sylvio Back será lançado no segundo semestre. Nessa leva, a seleção abrangerá os documentários realizados pelo artista.

Além de cineasta, Sylvio Back é escritor e poeta. No seu trabalho, põe sob foco a história do Brasil, encenando e documentando períodos e personagens que marcaram o país. Na Enciclopédia Itaú Cultural de arte e cultura brasileira, leia uma apresentação da sua trajetória, com análise de todos os filmes que compõem esta mostra.

Cinemateca Sylvio Back ­– volume 1
a partir de 13 de janeiro de 2023
acesse a Itaú Cultural Play

Lost Zweig – os últimos dias de Stefan Zweig no Brasil (2003)
114 min

A última semana de vida do escritor austríaco Stefan Zweig e de sua esposa, Lotte Altman, que se refugiaram no Brasil fugindo do nazismo e morreram juntos em um pacto misterioso.

[classificação indicativa: 12 anos]

Cruz e Sousa – o poeta do desterro (1999)
86 min

Considerado o maior poeta negro da língua portuguesa e pedra fundamental do movimento simbolista no Brasil, só recebeu reconhecimento após sua morte. Sua trajetória é contada em 34 “estrofes visuais” que revelam amores, dramas, preconceitos e racismo.

[classificação indicativa: 14 anos]

Aleluia, Gretchen (1976)
118 min

A família Kranz foge da Alemanha para o Brasil no final da década de 1930 e se estabelece em uma pequena cidade no estado do Paraná, onde adquire um hotel, que passa a ser frequentado por entusiastas do nazismo. Os encontros têm a bênção da matriarca da família, Lotte.

[classificação indicativa: 16 anos]

A guerra dos pelados (1971)
98 min

Baseado na sangrenta Guerra do Contestado, ocorrida na década de 1910 entre o Paraná e Santa Catarina, devido a uma disputa de terras onde seria construída uma estrada de ferro. Os insurgentes – os chamados “pelados” – reúnem-se em torno de um curandeiro e fundam cidades santas.

[classificação indicativa: 14 anos]

Lance maior (1968)
100 min

Rogério é apaixonado por Neusa, moça de origem humilde e que gosta de Mário, estudante e bancário. Ele se relaciona com ela, mas, movido pela ambição por status social e financeiro, envolve-se com Cristina, jovem de família rica. Neste jogo de interesses, amores, ilusões e luta de classes, há espaço também para a libertação sexual feminina.

[classificação indicativa: 14 anos]

Veja também