Coordenadora-executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Kerexu Yxapyry contextualiza os vários embates pelos direitos dos povos indígenas, a partir do movimento das mulheres, e fala das várias ações que articula. “O mundo precisa reconhecer que não houve descobrimento do Brasil, houve uma invasão”, diz.

Este depoimento foi gravado remotamente em 2020.

Ouça todos os episódios já disponíveis do podcast Mekukradjá aqui no site ou em aplicativos especializados, como SpotifyApple Podcasts, Deezer e Amazon Music, no celular ou no computador, basta pesquisar o nome dos programas.

ITAÚ CULTURAL

Presidente: Alfredo Setubal
Diretor: Eduardo Saron
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Ana Paula Fiorotto
Captação de som: Vocs.TV (terceirizada)
Finalização de som: Cinemática Audiovisual (terceirizada)
Locução: Julio de Paula (terceirizado)
Apresentação: Daniel Munduruku

O Itaú Cultural (IC), em 2019, passou a integrar a Fundação Itaú para Educação e Cultura, com o objetivo de garantir ainda mais perenidade às suas ações e o seu legado no mundo da cultura, ampliando e fortalecendo o seu propósito de inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas.

Imagem de Kerexu Yxapyry, mulher indígena. Ela está postada no canto direito da imagem e olha para o seu lado esquerdo, com o rosto levemente inclinado. Está usando um cocar. A imagem está com o filtro do podcast Mekukradjá, com tons amarelos. O nome do podcast está escrito do lado esquerdo da imagem em cor laranja. Abaixo, o logo do Itaú Cultural na cor branca.
Kerexu Yxapyry (imagem: divulgação)
Veja também