O diretor e roteirista Ugo Giorzetti completa 80 anos neste 1° de junho. Nascido em São Paulo em 1942, ele começou como diretor de filmes publicitários para a televisão, passando também pelas principais agências do país.

Veja também:
>>Leia o verbete de Ugo Giorgetti na “Enciclopédia Itaú Cultural” 

Nos anos 1970, ele dirigiu o único curta-metragem de sua carreira, Campos Elíseos (1973), sobre o bairro paulistano de mesmo nome. Em seguida dirigiu o média-metragem Prédio Martinelli (1975). Seu primeiro longa-metragem, Quebrando a cara (1987), trata-se de um documentário sobre o pugilista Éder Jofre. Paralelamente à atividade de realizador, produziu dois documentários do cineasta Evaldo Mocarzel, sendo que À margem da imagem (2002) foi o vencedor do Kikito de Melhor Documentário do Festival de Gramado em 2003.

Em 1985, Giorgetti escreveu e dirigiu seu primeiro longo de ficção, Jogo duro, que conta a história de um grupo de marginalizados que disputam a ocupação de uma casa em um bairro nobre de São Paulo. E em 1989 escreveu e dirigiu Festa, rodado em único cenário e que recebeu o Prêmio de Melhor Filme no Festival de Gramado do mesmo ano. A escolha por cenários reduzidos – que aludem a uma realidade mais ampla – é, de fato, uma constante na obra de Ugo e uma das marcas fundamentais de suas produções, também como seus inúmeros contrastes e conflitos sociais.

Em agosto de 2021, o Espaço Itaú de Cinema apresentou uma seleção de obras de Ugo Giorgetti. E a Itaú Cultural Play disponibilizou em sua plataforma a retrospectiva do diretor e roteirista paulistano. A mostra marcou a primeira parceria entre o Espaço Itaú de Cinema e a Itaú Cultural Play, percorrendo toda a trajetória do artista.

Veja também