A Itaú Cultural apresenta, a partir de 13 de maio de 2022, duas mostras voltadas para filmes de terror: Terror na tela (seleção que traz títulos do Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum) e Terror à brasileira (reunião de longas-metragens que enfatizam como o gênero em destaque tem sido produzido em diferentes estados do Brasil).

Acesse itauculturalplay.com.br ou o aplicativo para mobile, faça seu cadastro gratuito e aproveite!


Mostra Terror na tela | Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum

- As viajantes (2019), de Davi Mello
[classificação indicativa: 12 anos]

O filme narra a história de amigas que conversam na sala de casa em uma noite de sexta-feira. Aos poucos, medos e angústias de ambas chegam a proporções aterradoras.

- Antônia (2020), de Flávio Carnielli
[classificação indicativa: 10 anos]

Em uma fazenda do século XIX, no interior do Brasil, um casal de idosos decide reagir contra uma injustiça divina, após sua filha e sua neta morrerem vítimas de varíola. Nessa travessia, o horror encontra a realidade e coloca em xeque valores e princípios.

- Azulscuro (2021), de Evandro Caixeta e João Gilberto Lara
[classificação indicativa: 10 anos]

Um ano após encontrar a irmã Alice sem vida, Sofia continua tentando descobrir o que ocorreu, enquanto outros jovens começam a desaparecer, deixando vestígios semelhantes aos encontrados junto ao corpo de Alice: água e desenhos de figuras demoníacas.

- Caranguejo rei (2019), de Enock Carvalho e Matheus Farias
[classificação indicativa: 14 anos]

Eduardo é um executivo de uma construtora no Recife. Certo dia, misteriosos caranguejos começam a aparecer no seu escritório, enquanto manchas e feridas brotam do seu corpo. Com o passar do tempo, a paisagem da cidade vai sendo tomada pelos bichos.

- Deserto estrangeiro (2020), de Davi Pretto
[classificação indicativa: 12 anos]

Mauro é brasileiro e vive em Berlim. Está em seu primeiro dia de trabalho como guarda em uma enorme floresta da cidade. No final do dia, quando os visitantes devem deixar o parque, ele percebe que uma jovem não foi embora dali. Mauro sai em busca dela e acaba mergulhando em um pesadelo que envolve o passado colonial alemão.

- Nervo (2019), de Pedro Jorge e Sabrina Maróstica

[classificação indicativa: 14 anos]

Um bolinho arde em uma frigideira. Dentro de uma cozinha, uma geladeira está trancada com uma corrente cheia de cadeados. Nestor, um homem agressivo, discute com a mulher, que vive de vender salgados na rua. Ele suspeita que seu irmão desapareceu. Entre frituras e o sumiço repentino, reside o mistério desse horror.

- Shunkan (2020), de Ricardo Albuquerque
[classificação indicativa: 12 anos]

Em um contexto distópico de fim do mundo, Amy faz uma jornada onírica em uma São Paulo decadente, vazia e morta. Nessa travessia, ela tenta descobrir mais sobre si mesma, sobre a cidade e o tempo.


Mostra Terror à brasileira

- Quando eu era vivo (2014), de Marco Dutra
[classificação indicativa: 12 anos]

Depois de perder o emprego e se divorciar, Júnior se muda para a casa do pai, um viúvo. Lá, ele conhece Bruna, estudante de música que aluga um dos quartos da casa. De volta ao ambiente em que cresceu, Júnior reencontra objetos que pertenceram à sua mãe e desenvolve uma estranha obsessão pelo passado de sua família.

- Mangue negro (2008), de Rodrigo Aragão
[classificação indicativa: 12 anos]

Em uma comunidade de pescadores, zumbis emergem de um manguezal. Luiz descobre habilidades com um machado e faz de tudo para escapar das mordidas e proteger sua amada Raquel. Sem saberem a causa do fenômeno, a eles só resta fugir e lutar pela sobrevivência.

- Fábulas negras (2015), de Rodrigo Aragão, José Mojica Marins, Petter Baiestorf e Joel Caetano
[classificação indicativa: 14 anos]

Um grupo de meninos brinca de super-heróis até que começam a contar para si histórias de terror. A partir desses contos, eles embarcam em uma aventura envolvendo lendas urbanas e personagens do folclore brasileiro, como lobisomem, bruxa, fantasma, monstro e saci.

- Os jovens Baumann (2019), de Bruna Carvalho Almeida
[classificação indicativa: 12 anos]

Os primos e herdeiros da família Baumann desaparecem misteriosamente durante as férias na fazenda da família em Santa Rita do Oeste (MG). Os únicos resquícios são fitas VHS encontradas com seus últimos registros caseiros.

- A noite amarela (2019), de Ramon Porto Mota
[classificação indicativa: 12 anos]

Para celebrar o fim do ensino médio, um grupo de adolescentes viaja para uma casa de praia em uma pequena ilha do Nordeste. O clima de festa vai aos poucos se desfazendo para dar lugar a uma estranha sensação de que algo sobrenatural e ameaçador paira no ar.

Veja também