por Luísa Pécora

“A produção de maior potência na arte brasileira, hoje, tem sido feita por artistas negros. A produção negra é um grande farol para a arte brasileira: traz assunto, consistência, noção do gesto político, mudança de perspectivas na estrutura da arte. É um olhar que vem na contramão de certas noções de beleza que pareciam estáveis, que traz contundência no sentido de discutir e de mudar o público.”

Quem me deu este depoimento foi a atriz, dramaturga e diretora Grace Passô, durante uma entrevista que fiz com ela no início de 2019. Já faz algum tempo (o tempo pré-pandêmico sempre parece distante), mas muitas vezes voltei a essa fala para refletir sobre o cinema brasileiro dos últimos dez anos. De fato, grande parte da força da produção nacional recente se deve ao trabalho e à movimentação das realizadoras e dos realizadores negros, no contexto de importantes políticas públicas (incluindo a ação afirmativa nas universidades) e das conexões formadas por grupos como a Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (Apan), criada em 2016, e festivais como o Encontro de cinema negro Zózimo Bulbul, que neste ano realizou sua 14ª edição.

É claro que o cenário permanece profundamente desigual, especialmente no que diz respeito à participação dos artistas negros, sobretudo mulheres, na realização dos longas-metragens que estreiam no circuito comercial. Observe-se, por exemplo, um levantamento do Grupo de Estudo Multidisciplinar de Ação Afirmativa (Gemaa), ligado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que analisou os dez filmes nacionais de maior bilheteria anualmente entre 1995 e 2018, excluindo documentários, animações e longas infantojuvenis. Chegou-se a um total de 240 filmes; destes, nenhum tinha uma mulher negra na direção ou no roteiro.

O espaço do longa-metragem – e do longa-metragem que estreia em amplo número de salas, fator determinante para as grandes bilheterias – sem dúvida precisa ser ocupado. Mas o streaming permite que o espectador tenha acesso a uma cinematografia nacional mais diversa sem depender da mediação do circuito comercial. Plataformas como a Afroflix e a Todes Play são dedicadas ao cinema negro, e as focadas no audiovisual brasileiro, como a Itaú Cultural Play e a Spcine Play, também oferecem boas opções entre curtas e longas-metragens.

Abaixo, destaco cinco filmes dirigidos por mulheres negras que estão no catálogo da Itaú Cultural Play. Embora longe de dar conta de toda a potência da produção negra, esta pequena seleção já evidencia sua versatilidade: há filmes experimentais, de animação, documentais e de ficção, feitos em diferentes estados brasileiros e por realizadoras com interesses e estéticas particulares. Confira:

Das raízes às pontas
Flora Egécia | 2015
Distrito Federal

(imagem: Janine Moraes)

Ganhador do prêmio do júri popular na 49ª edição do Festival de Brasília, este curta-metragem documental aborda o papel da referência estética na construção da identidade. Homens e mulheres de diferentes perfis e idades – da estudante Luiza, de apenas 12 anos, à atriz Sheron Menezzes – contam como a relação com o próprio cabelo se tornou uma ferramenta política e de contato com a ancestralidade. O filme toca, também, na importância de falar sobre diversidade e identidade com crianças e jovens, discutindo a aplicação (ou não) da lei de 2003 que regulamentou o ensino de história afro-brasileira e africana nas escolas brasileiras.

Escola das águas: o desafio pantaneiro
Juliana Vicente | 2014
Mato Grosso do Sul

A educação está no centro deste documentário realizado por Juliana Vicente numa parceria de sua produtora, a Preta Portê, com o Canal Futura. Registrando a beleza das paisagens pantaneiras, o longa retrata o cotidiano da Escola Fazenda Santa Mônica, única instituição de ensino em um raio de 100 quilômetros na região do Paiaguás, no Pantanal. O acesso ao local, isolado e sem energia elétrica, é profundamente afetado pelo ciclo das águas, o que cria um desafio particular: ali, cerca de 50 alunos, a maioria filhos de trabalhadores rurais, passam meses longe dos pais.

Mumbi 7 cenas pós Burkina
Viviane Ferreira | 2010
São Paulo

A cineasta Viviane Ferreira é conhecida principalmente pelo premiado curta O dia de Jerusa (2013), que está disponível no catálogo da Itaú Cultural Play. Mas a plataforma também dá acesso a outros dois trabalhos da diretora: Peregrinação (2014) e Mumbi 7 cenas pós Burkina (2010). Nesse último, a atriz Maria Gal interpreta uma cineasta que reflete sobre o fazer cinematográfico após participar do Fespaco, o mais importante festival de cinema da África, realizado em Burkina Fasso. As filmagens feitas pela diretora dialogam com imagens de obras como Limite (1931), Alma no olho (1974) e A deusa negra (1953).

Òrun Àiyé – a criação do mundo
Jamile Coelho e Cintia Maria | 2015
Bahia

(imagem: divulgação)

A animação é uma das áreas do cinema que mais impõem obstáculos às mulheres, sobretudo não brancas. No Brasil, realizadoras que optam por esse formato têm o desafio adicional de enfrentar o domínio das grandes produções norte-americanas. Nada disso desanimou as diretoras Jamile Coelho e Cintia Maria, que criaram uma animação em stop motion centrada na cultura afro-brasileira. No curta, uma criança ouve seu avô narrar a criação do mundo e dos seres humanos pelos orixás, numa celebração da cultura oral e dos contadores de história.

Voltei!
Ary Rosa e Glenda Nicácio | 2021
Bahia

(imagem: divulgação)

Nascidos em Minas Gerais, Ary Rosa e Glenda Nicácio se conheceram quando foram estudar cinema em Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Mais tarde, rodaram o país com Café com canela (2010), primeiro dos quatro longas que dirigiram juntos. Na Itaú Cultural Play é possível assistir ao trabalho mais recente da dupla, Voltei!, ambientado em apenas uma noite e em uma única locação: a casa das irmãs Alayr e Sabrina. Sem energia por causa de um apagão nacional que já dura um mês, as duas usam um radinho de pilha para acompanhar o julgamento que pode derrubar o presidente. Eis que algo inesperado acontece: uma terceira irmã, dada como morta, bate à porta.

Veja também
Imagem mostra três frames de filme fotográfico. As duas imagens dos cantos aparecem cortadas. Na do meio aparecem doze homens negros, na fachada de uma igreja. Todos usam roupas pretas e estão sérios. Um deles, na frente, segura uma Bíblia.

Os novos voos de Juliana Vicente

A jornalista Luísa Pécora conversa com a diretora dos documentários “Diálogos com Ruth de Souza” e “Racionais: das ruas de São Paulo pro mundo”