Nesta sexta, 28 de janeiro, cinco obras do projeto Sambabook entram para o catálogo da Itaú Cultural Play. Neles, diferentes artistas se reúnem para celebrar grandes nomes do samba, interpretando suas canções.

>> Acesse a Itaú Cultural Play, sua plataforma gratuita de cinema brasileiro

João Nogueira – Sambabook
2011 | 110 min

Fotografia colorida do cantor Diogo Nogueira em frente a um microfone, do ombro para cima. Ele é branco, tem cabelo curto e barba curta loiros, está de camiseta branca e olhos fechados. O fundo é azul.
João Nogueira – Sambabook (imagem: frame do filme)

No ano em que João Nogueira completaria 70 anos de vida, um time de bambas se reúne para regravar clássicos eternizados na sua voz, como “Espelho”, e resgatar a importância do seu legado. Com a participação de seu filho, Diogo Nogueira, Alcione, Arlindo Cruz, Beth Carvalho e outros artistas.

Martinho da Vila – Sambabook
2012 | 135 min

Fotografia colorida de Martinho da Vila em plano americano. Ele é um homem negro, tem cabelo e barba grisalhos, está de óculos de grau, camiseta branca e camisa aberta cinza. Está segurando o microfone com a mão esquerda na altura do rosto e olhando para o lado direito e sorrindo. O fundo é escuro com detalhes avermelhados.
Martinho da Vila – Sambabook (imagem: frame do filme)

No ano em que completou 75 anos de vida e 45 de carreira e viu a sua escola de samba, a Vila Isabel, ser a grande campeã do Carnaval carioca, Martinho da Vila foi homenageado com este grande encontro para celebrar a sua obra. Com a participação de Paulinho da Viola, Ney Matogrosso e Elza Soares, entre outros nomes.

Zeca Pagodinho – Sambabook
2013 | 128 min

Fotografia colorida de Zeca Pagodinho em plano americano. Ele é um homem negro, de cabelo raspado escuro e terno e camisa branca e óculos de grau. Olha sério para a direita. O fundo é avermelhado e escuro.
Zeca Pagodinho – Sambabook (imagem: frame do filme)

O cantor e compositor é um dos responsáveis por mudar a forma de fazer samba. Neste grande encontro com 24 artistas, são regravados clássicos de sua carreira, como “Judia de mim” e “Não sou mais disso”. Com a participação de Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Arlindo Cruz e outros nomes.

Dona Ivone Lara – Sambabook
2014 | 139 min

Fotografia colorida de Maria Bethânia agachada ao lado de Dona Ivone Lara. As duas vestem branco. Dona Ivone Lara é uma mulher negra de cabelo curto castanho. Ela usa óculos de grau e brincos e está sentada em uma cadeira branca. Ela sorri para Bethânia, uma mulher branca de cabelo grisalho comprido que sorri. Elas dão as mãos. Há uma luz azulada nelas. O fundo é escuro.
Dona Ivone Lara – Sambabook (imagem: frame do filme)

Uma das pioneiras no samba como compositora e intérprete, é a primeira mulher a integrar a ala dos compositores da Império Serrano. O programa homenageia Dona Ivone Lara com gravações de suas composições por Maria Bethânia, Criolo, Elba Ramalho, Teresa Cristina e outros grandes nomes da música brasileira.

Jorge Aragão – Sambabook
2016 | 116 min

Fotografia colorida de Jorge Aragão da cintura para cima. Ele é um homem negro, Tem barba grisalha e usa óculos de grau e chapéu. Está de roupa preta e braços cruzados em frente ao corpo segurando o microfone. Ele sorri olhando para a esquerda. No fundo há um músico sentado, lâmpas penduradas e um desenho na parede, que é avermelhada.
Jorge Aragão – Sambabook (imagem: frame do filme)

Para comemorar seus 40 anos de carreira, Jorge Aragão é celebrado aqui por artistas como Emicida, Maria Rita, Lenine e Seu Jorge. Considerado um dos maiores poetas do samba, ficou conhecido quando Elza Soares gravou “Malandro”, nos anos 1970. É compositor de sucessos como “Vou festejar” e “Coisinha do pai”.

Veja também