Entre os dias 1o e 6 de fevereiro, acontece a Mostra de música contemporânea (MMC), projeto contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2019-2020 que busca resgatar e promover a memória, o legado e os caminhos futuros da música erudita capixaba. Unindo história, criatividade e produção, o evento propõe conhecer um pouco mais da música contemporânea, suas obras, seus artistas e pesquisadores.

Três instrumentistas estão em um palco, cada um diante de uma partitura. Dois são homens e uma é mulher. Ela aparece em primeiro plano na imagem e toca flauta.
O Trio Nessos, com flauta, viola e contrabaixo, se apresenta sábado, dia 5 de fevereiro (imagem: Tati Franklin)

A programação é composta de webinários ao vivo e apresentações musicais gravadas. Totalmente on-line, os encontros colocam em evidência temas e compositores determinantes para a história da música de concerto produzida no estado do Espírito Santo, como Alceu Camargo, Therezinha Dora, Lycia de Biase Bidart, Carlos Cruz, Marcelo Rauta e Jaceguay Lins.

O projeto, idealizado pelo músico autodidata, poeta e produtor cultural Marcos Bentes, realizou uma extensa pesquisa histórica de composições e registros disponíveis de obras da chamada música contemporânea, produções que de alguma forma são associadas a temas como vanguarda, experimentalismo, pós-modernismo, música eletroacústica, improvisação livre, arte sonora, música algorítmica e computação musical.

A programação acontece no YouTube, no canal da MMC, e não é necessário realizar inscrição. Para saber os detalhes de cada dia do evento, clique na aba Programação.

Convidados

Cláudio Thompson é pianista e professor, mestre em música (práticas interpretativas – piano) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Sua atuação como pianista abrange tanto a música de câmara quanto a performance solo em diversas cidades do Brasil, além de Berlim, na Alemanha; Sunchales e Buenos Aires, na Argentina; e Oxford, no Reino Unido.

Hugo Rocha é percussionista e bacharel em música com habilitação em percussão erudita pela Faculdade de Música do Espírito Santo “Mauricio de Oliveira” (Fames). É percussionista/timpanista da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), principal timpanista da Primeira Igreja Batista da Praia da Costa e maestro da Banda Sinfônica Jovem Música na Rede.

Marcelo Rauta é um compositor ítalo-brasileiro e doutor em música – educação musical pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Leciona música no Instituto Federal Fluminense (IFF).

Marcos Bentes é músico autodidata, poeta e produtor cultural. Atua na produção artística e executiva de fonogramas próprios e de terceiros, com ênfase nas músicas erudita, contemporânea e/ou experimental.

Martinez Galimberti é compositor e violista, duas vezes bacharel em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em composição e viola, e mestre em performance pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como violista do Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), é membro-fundador do Grupo Ex-Machina e desenvolve pesquisa na performance de música contemporânea para viola solo, apresentando recitais e palestras sobre esse tema.

Homem careca em fotografia aérea. Ele está em um palco, tocando violino e diante de uma partitura.
Martinez Galimberti é compositor e violista (imagem: Tati Franklin)

Paula Galama é pianista e professora, doutora em música com ênfase em performance pela Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos. Participa como solista de várias orquestras, incluindo a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), a Banda Sinfônica da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), a Orquestra Sinfônica da Fames (Osfa) e o University of Kentucky Wind Ensemble.

William Lizardo é pianista e professor, mestre em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Como solista, apresentou-se com as orquestras Camerata Sesi, Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Orquestra Sinfônica da Fames (Osfa).

Mostra de música contemporânea (MMC)
terça 1 a domingo 6 de fevereiro de 2022
às 20h
on-linecanal da Mostra de música contemporânea no YouTube

[livre para todos os públicos]

Veja também