por Ana Luiza Aguiar

O coletivo pernambucao RecorDança comemora os seus 18 anos de existência lançando um novo site, que, como o anterior, se propõe a ser um acervo digital da história da dança em Pernambuco. “Mas não queremos que [o site] seja apenas um indexador de conteúdo. Nosso objetivo é ser um polo de produção e discussão sobre a dança no nosso estado”, explica Ailce Moreira, uma das sete pesquisadoras que compõem o coletivo. O projeto Reconectando a própria história – Acervo RecorDança foi um dos selecionados da edição 2019/2020 do edital Rumos Itaú Cultural.

Integrantes do RecorDança | foto: Ju Brainer

O lançamento do site está marcado para o dia 23 de fevereiro; o RecorDança, porém, celebra essa conquista com uma série de ações pedagógicas antes da data oficial. No dia 3 de fevereiro, às 19 horas, em seu perfil no Instagram (@acervorecordanca), acontece o primeiro de quatro encontros on-line, os quais abordam, pedagogicamente, a memória e a difusão da dança. No primeiro contato virtual com o público para comemorar os 18 anos do coletivo, as idealizadoras apresentam o projeto, as escolhas curatoriais descentradas, as metodologias de trabalho e a concepção de criação da plataforma virtual.

O próximo encontro traz uma oficina chamada Residência artística danças, memórias e pandemia: caminhos de curar, marcada para os dias 9 e 10 de fevereiro, com a participação de artistas e grupos interessados em dar visibilidade a produções artísticas realizadas durante a pandemia.  Ao todo, são disponibilizadas 15 vagas gratuitas, e as inscrições abrem no dia 3, no site da Sympla.

No dia 11, às 19 horas, acontece uma nova live, também no perfil do RecorDança no Instagram, para tornar público o que foi produzido durante a residência artística. Na transmissão, será anunciado o funcionamento do Ocupe RecorDança: danças, memórias e pandemia, programado para os dias 14 a 18 de fevereiro. Trata-se de uma ação de ocupação das mídias sociais do coletivo por artistas e grupos, com curadoria coletiva feita durante a residência.

Integrantes do RecorDança | foto: Ju Brainer

Trajetória do RecorDança

Voltado para a produção de conhecimento e a preservação e difusão da memória da dança em Pernambuco, o RecorDança é conduzido, atualmente, por sete pesquisadoras dessa área. Além de Ailce Moreira, fazem parte do coletivo Elis Costa, Ju Brainer, Liana Gesteira, Roberta Ramos, Taína Veríssimo e Valéria Vicente. O grupo iniciou suas atividades em 2003, a partir de um projeto de pesquisa e documentação cujo objetivo era catalogar, difundir e entrelaçar as mais plurais narrativas de sujeitos diversos da dança pernambucana coexistentes em um mesmo período de tempo, diferentemente da ideia tradicional de que a história deve ser contada com base em fatos cronológicos e únicos.

O projeto mais recente do coletivo foi o lançamento, em março de 2021, da terceira temporada do podcast Histórias ao pé do ouvido (HPO). Narrativas femininas compõem o tema escolhido, e o produto foi inteiramente construído por mulheres da dança de Pernambuco. 

Reconectando a própria história – Acervo RecorDança

Live Reconectando a própria história
quinta 3 de fevereiro de 2022
às 19h
no Instagram @acervorecordanca

Encontro Residência artística – danças, memórias e pandemia: caminhos de curar
quarta 9 e quinta 10 de fevereiro de 2022
das 14h30 às 18h30
on-line (Zoom)
inscrições a partir do dia 3 de fevereiro, na Sympla

Live Danças, memórias e pandemia: caminhos de curar
sexta 11 de fevereiro de 2022
às 19h
no Instagram @acervorecordanca

Ocupe RecorDança: danças, memórias e pandemia 
de segunda 14 a sexta 18 de fevereiro de 2022
on-line

Lançamento do novo site do Acervo RecorDança
quarta 23 de fevereiro de 2022
às 18h
em acervorecordanca.com

Veja também
Fotografia com filtro amarelado do rosto de Julie. Ela é uma mulher indígena, tem cabelo comprido escuro, está de batom escuro e com desenhos nas bochechas. Ela olha séria para a frente. Na parte inferior direita da imagem está em laranja a identidade do Mekukradjá

Julie Dorrico – Mekukradjá

A doutora em letras e escritora fala sobre a importância da literatura indígena como uma ferramenta que mostra a diversidade dos povos