Comemorado no Brasil em 21 de outubro, o dia do podcast marca a data da publicação do primeiro podcast nacional, o Digital minds, do podcaster Danilo Medeiros. A celebração foi definida apenas dez anos após essa publicação, quando alguns podcasters resolveram se reunir – sob a iniciativa do assessor científico Octávio Augusto e a influência da comemoração internacional do Dia do podcast – e escolher a data da homenagem.

O Itaú Cultural (IC) possui uma variedade de podcasts produzidos. Confira abaixo a seleção que a equipe da organização separou para você celebrar esse dia.

>>Diálogos sobre Paulo Freire

O podcast estreou no dia 18 de outubro e reúne depoimentos de professores, biógrafos e pessoas que conviveram com o intelectual, trazendo à tona as diversas facetas do educador, com o objetivo de ampliar a visão do público sobre sua vida e obra.

Ouça todos os episódios já disponíveis clicando neste link.

Montagem em tom cor de rosa mostra a foto de uma mulher, à esquerda, e de um homem, à direita. Ela tem cabelos pretos, presos para trás, usa óculos de grau e está sorrindo. Usa um cachecol leve. O homem tem cabelos ralos, usa óculos de grau e está lendo um livro.
Ângela Antunes e Moacir Gadotti conversam sobre Paulo Freire no segundo episódio do podcast Diálogos sobre Paulo Freire (imagem: Acervo Instituto Paulo Freire)

>>Ficções Itaú Cultural

Esta série de episódios semanais traz dramaturgias diversas protagonizadas por artistas do teatro brasileiro e criadas especialmente para ouvir.

Ouça aqui todos os episódios já disponíveis e acompanhe as ficções das próximas semanas.

A imagem é dividida em três colunas, cada qual com uma foto de um membro do elenco. Da esquerda para a esquerda, vemos um homem branco de perfil, com óculos e barba curta; um homem negro de barba mais espessa, que olha para a câmera com a mão à frente do queixo; e uma mulher branca e loira, que toca o braço esquerdo com os dedos da mão direita.
Imagem de divulgação para "O anverso", episódio do Ficções Itaú Cultural (imagem: Itaú Cultural)

>>Série +70

Com estreia em agosto deste ano, o podcast mergulha na trajetória de artistas, educadores e intelectuais marcantes para a arte e a cultura brasileiras e que falam do topo de uma experiência de mais de 70 anos.

Clique aqui para ter acesso aos episódios já disponíveis.

Fotografia de mulher branca de cabelos curtos baixa e homem branco de cabelo curto e óculos com filtro azul e logo do +70 IC
Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto (imagem: divulgação)

Alguns podcasts foram encerrados ou pausados, mas ainda podem ser consumidos no site do IC ou em aplicativos especializados, como Spotify, Amazon Music e Apple Podcasts. Conheça alguns deles.

>>Versões do tempo

Com duas temporadas disponíveis, este podcast é um espaço de diálogo entre profissionais do audiovisual, críticos, pesquisadores etc. sobre o documentário brasileiro contemporâneo em seus vários aspectos.

Clique aqui e ouça os episódios disponíveis.

Imagem em tom laranja mostra uma montagem com três fotos, todas retratos de mulheres. Na parte inferior da imagem, há o logo, em amarelo, do Versões do tempo.
A cineasta e jornalista Camila de Moraes e a diretora e montadora Karen Harley falam sobre as diferenças entre documentário e ficção na construção do tempo. (imagem: divulgação)

>>Mekukradjá

Apresentado por Daniel Munduruku, o podcast enfoca as vivências e as preocupações sociais, culturais, políticas e artísticas dos vários povos indígenas do Brasil.

Ouça todos os episódios já disponíveis do podcast Mekukradjá. 

Imagem de Kerexu Yxapyry, mulher indígena. Ela está postada no canto direito da imagem e olha para o seu lado esquerdo, com o rosto levemente inclinado. Está usando um cocar. A imagem está com o filtro do podcast Mekukradjá, com tons amarelos. O nome do podcast está escrito do lado esquerdo da imagem em cor laranja. Abaixo, o logo do Itaú Cultural na cor branca.
Kerexu Yxapyry (imagem: divulgação)

>>Toca Brasil

Apresentado por Edson Natale, este podcast traz à tona a riqueza musical brasileira, em bate-papos com pessoas de destaque no mundo da música.

Ouça aqui todos os episódios das cinco temporadas já disponíveis.

Foto do produtor musical Daniel Ganjamn. Ele está sentado em uma cadeira, em um estúdio de música. É possível ver um teclado ao seu lado. A foto foi tirada de cima para baixo, o músico está olhando para cima. A imagem possui um filtro lilás, além da identidade do podcast Toca Brasil.
Daniel Ganjaman (imagem: Alexandre Gennari)
Veja também