Classificação indicativa: Livre
 

Paulo Freire foi um pensador sempre em movimento e queria que as ideias transmitidas por ele se mantivessem também em movimento: deveriam ser debatidas e reinventadas. Com isso em vista, o ciclo Quartas com Paulo Freire propõe conversas em torno da obra desse educador, filósofo e escritor em outubro e novembro, sempre às 19 horas. No segundo mês, as sessões ocorrem nos dias 310, 17 e 24 de novembro, com ingressos reservados via Sympla.

Veja também:
>> Modos de apropriar Paulo Freire na publicação e no site da Ocupação
>> e-book Diálogos entre educação e arte com o Acervo Itaú Cultural
>>Podcast Diálogos sobre Paulo Freire: ouça todos os episódios

O evento é parte da programação da Ocupação Paulo Freire, que conta ainda com a série de encontros Leituras e criações – conversas sobre Paulo Freire.

quarta 3 de novembro

mesa Sulear a pedagogia

Vamos compreender sulear como um conceito central para situar o pensamento de Paulo Freire entre as críticas, formuladas desde a América Latina, contra a violência epistêmica presentes nos ideais de modernidade e progresso, marcadamente eurocêntricos e pautados na atualização da colonialidade. 

com Oscar Jara (Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe) e Erick Morris (historiador e doutorando em Estudos Pós-Coloniais pela CES Universidade de Coimbra)

Reserve seu ingresso [a partir de 20 de outubro, às 12h, até esgotar]

quarta 10 de novembro 

mesa Legados e dissensos

Neste encontro, as relações entre o recrudescimento do conservadorismo no Brasil e as ameaças ao legado de Paulo Freire serão abordadas como uma crise, sobretudo, das esferas públicas. Podemos pensar que defender a obra de Paulo Freire é um gesto de defesa ao livre pensar?

com Flávio Brayner (professor do Centro de Educação da UFPE), Walter Kohan (professor do Centro de Educação e Humanidades da UERJ) e Francisco Sá Barreto (professor do Departamento de Museologia e Antropologia da UFPE)

Reserve seu ingresso [a partir de 20 de outubro, às 12h, até esgotar]

quarta 17 de novembro 

mesa Formação para além da escola

Dialogaremos sobre o caráter transdisciplinar e multifacetado do pensamento de Paulo Freire, refletindo sobre a formação como algo que transcende a escola e se estende para outras esferas da sociedade. Políticas de saúde, agroecologia, democracias participativas, como o autor inspira e fundamenta práticas nessas áreas do conhecimento serão o foco dos debates deste encontro.

com Abdalaziz Moura (diretor do Serviço de Tecnologia Alternativa de Pernambuco), Vera Joana Bornstein (pesquisadora da Fiocruz/RJ), Neca Setúbal (socióloga) e Gleyce Kelly Heitor (educadora e pesquisadora)

Reserve seu ingresso [a partir de 20 de outubro, às 12h, até esgotar]

quarta 24 de novembro 

mesa Por uma leitura feminista de Paulo Freire

O encontro tem como intuito acentuar os diálogos entre o pensamento de Paulo Freire com os feminismos e a educação popular, apontando para a necessidade de pensarmos, a partir da América Latina, experiências radicais de pedagogias comprometidas com o fim das desigualdades de gênero.

com Claudia Korol (comunicadora feminista e integrante coletivo de Educação Popular Pañuelos en Rebeldía) e Julia Benzaquen (socióloga e pós-doutoranda em educação)

Reserve seu ingresso [a partir de 20 de outubro, às 12h, até esgotar]

O professor está no canto esquerdo da imagem, que tem fundo preto. À sua frente há um microfone, ele discursa com a mão estendida à frente do peito. Está vestido com roupa social, tem barba branca grande e é careca.
O educador Paulo Freire (imagem: Márcio Novaes/Acervo Secretaria Municipal de Educação – Memorial da Educação Municipal)

Quartas com Paulo Freire [com interpretação em Libras]
quartas 310, 1724 de novembro de 2021
às 19h
[duração aproximada: 120 minutos]

[livre para todos os públicos]

Atividade gratuita

Saiba como acessar a transmissão via Sympla.

Veja também