Leonardo Crescenti e Rejane Cantoni
Escultura cinética e interativa
São Paulo/SP
Em Voz/Voice, o som se torna visível. Sons produzidos por visitantes movem lâminas de aço, simulando a propagação das ondas sonoras em uma instalação.
Ao longo de pesquisas, Leonardo Crescenti e Rejane Cantoni buscam desenvolver dispositivos capazes de possibilitar ao visitante experimentar, perceber e compreender, de forma natural e intuitiva, ideias, teorias, sensações e/ou fenômenos físicos. Para alcançar esse tipo de efeito, utilizam tecnologias desenhadas para estimular a percepção humana – a audição, a visão e o tato.
A dupla desenvolve projetos focados em situações que exigem ou refletem ajustes no modo como percebemos ou nos comportamos, isto é, como lidamos com espaço e tempo e como nos comunicamos e interagimos com algo.
Voz/Voice é composta de dois microfones, 28 lâminas espelhadas, 56 motores, 28 arduínos (placa eletrônica própria para trabalhos interativos), um computador, um sistema mecânico e um software de controle. O programa analisa a informação e, em função de volume, ritmo e velocidade do som, move as lâminas.
Quem interage vê as vozes percorrendo a distância entre um ponto e outro – o tom da conversa tem consequências materiais, concretas. Quem observa de fora assiste a um espetáculo visual e cinético.