Crítica em Movimento – Veias e Vias Abertas
terça 10 a domingo 15 de setembro de 2019
confira os horários e as classificações indicativas na aba Programação
entrada gratuita
distribuição de ingressos
público preferencial: uma hora antes do espetáculo | com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa
Clique aqui para saber mais sobre a distribuição de ingressos.
Itaú Cultural
Endereço
Avenida Paulista 149 São Paulo SP 01311 000 [estação Brigadeiro do metrô]
Contatos e informações extras
11 2168 1777
O ciclo sobre processos criativos em artes cênicas Crítica em Movimento chega ao seu terceiro ano consecutivo, apresentando espetáculos, debates e oficina de dramaturgia. Participam do evento pesquisadores, artistas e gestores culturais do Brasil e do exterior – Cuba, Paraguai, Chile, Uruguai e Argentina.
O evento acontece entre 10 e 15 de setembro e conta com cinco espetáculos. São eles: Pundonor (dia 12, às 20h), Há Mais Futuro que Passado - Um Documentário de Ficção (dia 13, às 20h), Cartas de Niños (dia 14, às 18h), Nunca Nadie Murió de Amor Excepto Alguien Alguna Vez (dia 14, às 22h) e Violeta Parra – Uma Atuadora (dia 15, às 19h). Mais informações, como sinopses e fichas técnicas dos espetáculos, estão disponíveis na aba Programação.
>> Veja também
Confira as mesas de debate que integram a terceira edição do Crítica em Movimento
O fio condutor desta edição é a percepção do escritor uruguaio Eduardo Galeano de que, após 39 anos do lançamento de As Veias Abertas da América Latina: Cinco Séculos de Pilhagem de um Continente (1971), a obra permanece atual – ainda hoje podemos identificar as consequências da colonização da América Latina. Muitas feridas continuam abertas.
Crítica em Movimento – Veias e Vias Abertas
terça 10 a domingo 15 de setembro de 2019
confira os horários e as classificações indicativas na aba Programação
Entrada gratuita
distribuição de ingressos
público preferencial: uma hora antes do espetáculo | com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa
Clique aqui para saber mais sobre a distribuição de ingressos.
Veja também
"O Rouxinol e a Rosa" traz, para o Itaú Cultural, artistas cego, surdo, vidente e ouvinte Evento que trata de processos criativos em artes cênicas tem neste ano como fio condutor a obra “As Veias Abertas da América Latina”, de Eduardo Galeano 15/09/2019 DOMINGO - 19h às 20h30
Violeta Parra – uma Atuadora
O espetáculo apresenta um repertório que mistura ritmos andinos e brasileiros, em músicas interpretadas pela atuadora Tânia Farias (voz) e pelo violonista e compositor Mário Falcão. A performance veste as canções deste ícone da arte da América do Sul: Violeta Parra, cantora e violonista que pesquisou danças e canções populares e projetou a música chilena no mundo.
domingo 15 de setembro
às 19h
[com interpretação em Libras]
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 224 lugares
[classificação indicativa: 16 anos]
A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz surgiu em 1978. Com atuação expressiva no campo do teatro de rua, baseia sua pesquisa no escritor Antonin Artaud e no teatro revolucionário, buscando renovar a linguagem e privilegiar o trabalho autoral do ator.
Ficha Técnica
Performance cênico-musical Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz
Criação Tânia Farias e Mário Falcão
14/09/2019 SÁBADO - 22h às 23h
Nunca Nadie Murió de Amor, Excepto Alguien Alguna Vez
A peça trata de amor e crueldade, enfocando dois corpos em meio ao amor e à solidão. Ao longo da história são expostos os mecanismos violentos que usamos para sobreviver.
sábado 14 de setembro
às 22h
[com interpretação em Libras]
[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 224 lugares
[classificação indicativa: 16 anos]
O grupo La Mucca Teatro foi criado em 2011. Todas as suas montagens participaram de festivais nacionais e internacionais, sendo seis delas premiadas.
Ficha Técnica
Elenco Chacha Alvarado e Daniela Ferreyra
Direção Guillermo Baldo
Dramaturgia Ricardo Agustín Ryser
Música Pablo Cecere
Desenho de luz Estefania de Genaro
Cenografia Diego Trejo e Guillermo Baldo
Figurino Yanina Pastor
Fotografia Elvira Bo e Matt Dell
Produção-executiva Leticia Mamina Andrada
14/09/2019 SÁBADO - 18h às 18h50
Cartas de Niños
A obra trata da infância sob a ditadura militar no Chile (1973 -1990) e conta a vida do garoto Pablo, que após o sequestro do pai, começa a se comunicar com ele por correspondência.
sábado 14 de setembro
às 18h
[com interpretação em Libras]
[duração aproximada: 35 minutos de espetáculo + 15 minutos de conversa]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 224 lugares
[classificação indicativa: 14 anos]
Atuante desde 2006, a companhia La Negra María atua de modo a estimular a sensibilidade e a criatividade na infância, em uma proposta de teatro interativo que faz uso de técnicas de teatro gestual e de animação, inspirando-se em autores e histórias do seu país.
Ficha Técnica
Elenco Kamila Ferrazzi, Maximiliano Muñoz e Andés Oyarzun
Companhia La Negra María Teatro
Direção María Sepúlveda
Produção e roteiro Alejandra Caballero
Desenho de som Martín Araya
Composição musical Benjamín Pellicer, Francisco Pellicer, Raúl Céspedes e Ismael Oddó
Consultoria de design de teatro e luz Eduardo Jiménez
Cenografia Aníbal Ellado
Figurino e confecção Lorena Álvarez
Design e confecção de máscara Tomas O’Ryan
Consultoria de direção Ismael Oddó
Design gráfico Carlos Cadenas
13/09/2019 SEXTA-FEIRA - 20h às 21h20
Há Mais Futuro que Passado - Um Documentário de Ficção
Mescla de documentário e ficção sobre a mulher latino-americana na história da arte. Três atrizes – Clarisse Zarvos, Julia Bernat e Tainah Longras – apresentam uma pesquisa sobre artistas de países da América Latina nos anos 1960, 1970 e 1980, questionando a predominância de nomes masculinos e europeus, bem como a distância entre o Brasil e os países vizinhos.
sexta 13 de setembro
às 20h
[com interpretação em Libras]
[duração aproximada: 80 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 224 lugares
[classificação indicativa: 14 anos]
Complexo Duplo é um agrupamento poroso de artistas e pesquisadorxs de teatro no Rio de Janeiro, atuante na cidade desde 2010, com direção artística de Daniele Avila Small e Felipe Vidal.
Ficha Técnica
Dramaturgia Clarisse Zarvos, Daniele Avila Small e Mariana Barcelos
Direção Daniele Avila Small
Elenco Clarisse Zarvos, Julia Bernat e Tainah Longras
Participação em vídeo Carolina Virgüez
Criação Clarisse Zarvos, Cris Larin, Daniele Avila Small, Mariana Barcelos, Tainá Nogueira e Tainah Longras
Direção de produção Fernanda Avellar
Direção de movimento Denise Stutz
Cenografia Elsa Romero
Iluminação Ana Kutner
Figurino Raquel Theo
Trilha sonora Julia Bernat e Laura Becker
Violão, guitarra, gravações, edições e mixagem Felipe Fernandes
Identidade visual Clarice Pamplona
Assistência de direção Mariana Barcelos e Tainá Nogueira
Vídeos Daniele Avila Small
Costureiras Nice Tramontim (cenário) e Ione de Farias (figurino)
Bordadeira Paula Miranda
Cenotécnico Maranhão
Realização Trestada Produções Artísticas e Complexo Duplo
12/09/2019 QUINTA-FEIRA - 20h às 21h10
Pundonor
Uma professora de sociologia retorna às aulas após uma licença. Em classe, é constrangida por pedidos de explicação e não consegue lecionar. Passa então a se usar como exemplo do tema que quer transmitir e questiona, a partir da obra do filósofo Michel Foucault, como sair das relações de poder em que estamos e como encontrar uma nova liberdade.
quinta 12 de setembro
às 20h
[com interpretação em Libras]
[duração aproximada: 70 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 224 lugares
[classificação indicativa: 12 anos]
A companhia El Patrón Vázquez foi fundada em 1994 por Andrea Garrote – atriz, dramaturga, diretora e docente – e Rafael Spregelburd – diretor, dramaturgo, tradutor e ator.
Ficha Técnica
Elenco Andrea Garrote
Dramaturgia Andrea Garrote
Direção Andrea Garrote e Rafael Spregelburd