Silviano Santiago falou da importância da leitura para se ampliar a visão e o conhecimento do mundo, de sua passagem de resenhista de cinema à literatura, dos primeiros livros escritos e das dificuldades de profissionalização como escritor.

Entrevista realizada em 2010 pelo escritor e jornalista Luís Henrique Pellanda. 

Saiba mais sobre Silviano Santiago na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.

Assista também ao vídeo Crítico e Escritor: Quais as Interrogações de Silviano Santiago?, gravado no Encontro de Interrogações em 2014.

Ouça todos os episódios já disponíveis do podcast Paiol Literário aqui no site ou em aplicativos especializados, como o Spotify e o Apple Podcasts, no celular ou no computador – basta pesquisar o nome dos programas.

ITAÚ CULTURAL

Presidente: Alfredo Setubal
Diretor: Eduardo Saron
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Apresentação: Rogério Pereira
Produção audiovisual: Ana Paula Fiorotto
Roteiro: Rosani Madeira (terceirizada)
Edição e finalização de som: Tomás Franco (terceirizado)
Locução: Adriana Braga (terceirizada)
Trilha musical: Sala de Leitura, de Tomás Franco

O Itaú Cultural (IC), em 2019, passou a integrar a Fundação Itaú para Educação e Cultura com o objetivo de garantir ainda mais perenidade e o legado de suas ações no mundo da cultura, ampliando e fortalecendo seu propósito de inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas.

Silviano Santiago (imagem: Matheus Dias)
Veja também
Homem de cerca de 45, 50 anos gesticula com as mãos. Ele usa óculos de grau e aparece de lado na foto. Acima das suas mãos aparece escrito na imagem o título "Paiol Literário".

Bernardo Carvalho – Paiol Literário

"Não acredito em Deus, não acredito em nada. Em alguma coisa, eu tinha de acreditar. E, aí, sobrou a literatura", conta Bernardo de Carvalho, entrevistado do Paiol Literário