O documentário Marambiré, projeto contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2015-2016, agora está disponível no catálogo de filmes da Amazon Prime. A obra mostra a dinâmica dessa dança de origem africana propagada pelos escravizados na comunidade quilombola do Pacoval, localizada em Alenquer, no Pará – saiba mais sobre o projeto aqui.

O trabalho desenvolvido é completamente paraense, tendo a direção assinada por André dos Santos, quilombola da comunidade Boa Vista, na cidade de Oriximiná, e produção da Lamparina Filmes, situada em Belém. Assista ao trailer abaixo.

Marambiré envolve dança, música e cantos marcados fortemente pelo som da caixa e dos pandeiros, reforçando a herança africana no Brasil. Essa manifestação artístico-cultural, passada de geração em geração, recria um universo teatral-ritual com rei, rainhas, valsares, tocadores e contramestres.

Veja também:
>>
Cinco seleções para debater as questões raciais

Hoje em dia, a dança se apresenta na forma de um festejo sincrético que inclui elementos de cultos africanos e religião cristã, assim como culturas portuguesa e africana. A manifestação também traz à tona um caráter de resistência étnica, uma vez que as letras das músicas fazem referências ao sofrimento e ao passado escravista.

O filme completo está disponível aos assinantes da plataforma de streaming neste link.

Veja também