Quando falamos sobre o bairro da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, falamos sobre um conjunto de 16 favelas – que, por sua vez, constituem o lar de cerca de 140 mil pessoas. Daí se pode ter uma ideia da relevância do trabalho da Redes da Maré. Em atividade desde 1997, a instituição toca uma série de iniciativas que tentam garantir os direitos básicos daqueles milhares de pessoas – que não são números – que vivem na região.

Várias frentes contra o coronavírus

No atual contexto de pandemia do coronavírus, são evidentes as carências que a Maré apresenta para enfrentar o avanço da covid-19: a maior parte de seus habitantes não conta com recursos emergenciais ou com a possibilidade de trabalhar de casa, isso sem falar de questões como a falta de saneamento básico e o número limitado de cômodos em residências que abrigam famílias intergeracionais.

Diante desse cenário, também impressiona a quantidade de ações que a Redes da Maré vem realizando para frear os efeitos da pandemia. Por meio da campanha Maré Diz Não ao Coronavírus, a instituição articulou pessoas físicas, coletivos e organizações locais que atuam nas mais diversas frentes: na distribuição de cestas básicas com alimentos e itens de higiene pessoal e de limpeza; na produção e distribuição de refeições para a população em situação de rua; na geração de informação veiculada em meios que vão de sites a carros de som; no atendimento on-line para tirar dúvidas sobre saúde e outros direitos fundamentais; entre muitas outras.

Arte e cultura

Campos aos quais a Redes da Maré sempre dedicou atenção, a arte e a cultura também são focos da campanha. Com inscrições abertas até 10 de junho, a chamada pública Novas Formas de Fazer Arte, Cultura e Comunicação nas Favelas visa estimular artistas, produtores e comunicadores populares a repensar sua atuação neste contexto. O edital espera selecionar 31 projetos – que contarão com prêmios de 3, 5 ou 10 mil reais, além de mentoria para o desenvolvimento dos trabalhos propostos na inscrição. Clique aqui para acessar o regulamento.

Todo mundo pode ajudar

Os vários desdobramentos da campanha Maré Diz Não ao Coronavírus atestam o potencial que as comunidades da Maré têm para criar ações de desenvolvimento sustentáveis e alinhadas às suas necessidades específicas. No entanto, contribuições externas são fundamentais – afinal, a densidade da população é inversamente proporcional aos recursos e investimentos públicos na região. Assim, a campanha abre canais por onde pessoas ou empresas podem doar alimentos, itens de higiene pessoal e de limpeza, equipamentos de proteção individual ou dinheiro para a aquisição desses produtos. Esses canais também são acessados por meio da página da campanha.
 
 
A série Por Aí divulga ações e atividades de instituições e projetos parceiros do Itaú Cultural espalhados Brasil afora. Você pode acompanhar em nosso site, por meio da tag Por Aí, e nos destaques do nosso perfil no Instagram (@itaucultural).

Veja também