Durante os meses de setembro e outubro, o Itaú Cultural realizou três recortes de podcasts contemplados no edital de emergência Arte como Respiro. Os episódios são ligados à história da música brasileira e exploram os marcos, narrativas e diversidades musicais.

Nesta quarta leva, cinco podcasts abordam a diversidade, discutindo temas como a musicalidade preta, a história de mulheres samba-canção, a variedade na música brasileira e a vida de um dos maiores roadies do mundo.

Ouça os episódios na plataforma indicada e escolha seu favorito!

A nova cara da Música da Bahia (participação de Afrocidade)

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página.

O podcast Pele Preta surge da necessidade de compartilhar experiências de pessoas pretas em Salvador (BA), a cidade mais negra fora da África, mas que é estruturada a partir de relações racistas. Tratando do tema musicalidades, nesse episódio eles convidam vocalistas e dançarinos da banda Afrocidade para debater a trajetória e origem do grupo, além de discutir a ancestralidade e importância da musicalidade preta.  

Batendo as Claras: Dalva - a dama do abajur lilás

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página.

As dragqueens Sara e Nina são cantoras com atuação musical engajada em questões de gênero e sexualidade. Nesse novo projeto, a dupla apresenta uma série de podcasts que falam sobre as mulheres do samba-canção que marcaram a história, ampliando o entendimento de gênero e a representação do feminino na sociedade. Neste primeiro episódio, elas conversam sobre Dalva de Oliveira, umas das grandes cantoras brasileiras, grande voz do samba-canção, a estrela Dalva.
O trabalho da dupla, que se uniu em 2014, cria reflexão social e conscientização da liberdade como potência humana. Em seus shows, realizados pelo Brasil, primam por empatia para erradicar intolerâncias.

Modernismo Tropicália

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página.

Modernismo Tropicália surgiu com a intenção de mostrar e enaltecer a diversidade da música brasileira. Nesse episódio, Patrícia Palumbo vai traçar uma linha do tempo para a canção brasileira, que começa com o modernismo de Mário de Andrade, passando pela Tropicália e chegando à canção que é feita hoje. Patrícia é jornalista especializada em música, com uma extensa trajetória na rádio. Há 22 anos comandando o programa Vozes do Brasil, ela é criadora da Rádio Vozes e do podcast Peixe Voador.  

A banda e as nossas vidas

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página.

Criada em 1980, a Banda Municipal de Santa Rosa de Viterbo (SP) promove, desde sua fundação, educação musical na cidade, oferecendo aulas gratuitas e emprestando instrumentos para quem tem interesse em aprender. Por meio da banda, a música provocou uma verdadeira revolução na cidade, proporcionando oportunidade para crianças, jovens e adultos aprenderem um instrumento. Pessoas se conheceram, formaram grupos de amigos e até constituíram família. Nesse episódio, Daniela Farah conta como a banda mudou a vida de sua família e dos habitantes da cidade com a ajuda de depoimentos importantes de membros de sua família e do jornalista André Nagib Moussa.

Vida e histórias do maior roadie brasileiro

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página.

O podcast Tenho Mais Discos Que Amigos debate as novas tendências e discografias essenciais da música brasileira e mundial, com entrevistas e reportagens especiais. Este episódio é um bate papo com Rogeirinho, um dos maiores roadies do mundo. Rogério Souza foi diretor técnico das Olimpíadas do Rio de Janeiro e excursionou por 15 anos ao lado de Motörhead. Atualmente, ele gerencia o palco Lollapalloza.

Veja também