Nesta quinta leva dos podcasts contemplados pelo edital Arte como Respiro, foram selecionados cinco episódios que falam sobre a influência africana na música popular, a resistência de mulheres no mercado musical e a censura artística no período da ditadura.

Ouça os episódios na plataforma indicada e escolha seu favorito!

Telecoteco e a Diáspora Africana

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página. 

Nó na Garganta é o podcast da Escola de Choro de São Paulo que busca aplicar o ensino para além do presencial, disponibilizando a metodologia da escola em formato digital, gratuito e acessível. O projeto surgiu com o propósito de alcançar um maior número de pessoas na medida em que se contempla a diversidade humana ao possibilitar o acesso a pessoas analfabetas, cegas ou com baixa visão, com deficiência intelectual e demais possíveis usuários do sistema oral de ensino.

Este episódio convida o ouvinte a pensar algumas características milenares da música africana que estão na base da música popular brasileira e que influenciaram o choro e o telecoteco.

Reflexões sobre as transformações no mercado da música no Rio de Janeiro da década de 1940 à reclusão da covid-19

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página. 

O podcast, narrado por Breno Hirata, tem como proposta discutir o cenário da música, atuação e mercado musical fazendo uma análise dos fatores sociais e políticos da década de 1940 até os dias de hoje. Neste episódio, a narrativa se dá através da Orquestra Tabajara, umas das mais importantes e duradouras da história.

Hirata cursou um período do curso avançado (atual técnico) na Escola de Música Villa-Lobos e na mesma época já atuava no mercado em shows, gravações e aulas. Cursou Bacharelado em Saxofone (UFRJ) e foi integrante da UFRJazz Ensenble e, em 2008, passou a fazer parte da Orquestra Tabajara de Severino Araújo, tocando Sax Barítono. Hoje é músico do AllBrazz Quarteto e produtor do Jazz da Glória, evento que se tornou referência na cena da música instrumental no Rio de Janeiro.

Cale-se – a censura Musical

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página. 

Narrado por Marcus Fernando, este episódio busca propor uma reflexão através da música sobre um dos períodos mais autoritários da história recente do Brasil, que começa a partir do Golpe Militar de 1964.

Fernando começou o trabalho de produção musical em 1996 com o show comemorativo de 50 anos do letrista Aldir Blanc. Ao longo desses 25 anos, trabalhou com vários artistas, idealizou e dirigiu diversos shows, escreveu textos biográficos, produziu discos e foi diretor artístico da gravadora Fina Flor e diretor de produção da Rob Digital. Além disso, também dirigiu o documentário Torquato Neto – Todas as Horas do Fim, ganhador de nove prêmios em festivais.

Bate-papo com Mariana Zwarg

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página. 

Neste episódio, Indiara Belo exibe um bate-papo com a multi-instrumentista Mariana Zwarg, que fala sobre sua trajetória na música brasileira. Essa entrevista faz parte do projeto de pesquisa sobre mulheres da música instrumental.

Indiara é arte educadora, flautista e produtora cultural. Já se apresentou em projetos, grupos e espetáculos de teatro com grupos teatrais e em 2020, iniciou um projeto de pesquisa sobre mulheres da música instrumental brasileira na busca por compreender e documentar os diferentes momentos históricos, e as questões transversais de gênero dentro dessa vertente da música. Este podcast é material de seu projeto de pesquisa.

123 testando

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página. 

O podcast é um projeto de entrevistas e conversas entre mulheres da área musical, que tenta entender como estas estão abrindo e ocupando espaços na indústria a música. Este primeiro episódio convida Jamile Queiroz, cantora, percussionista e forrozeira para compartilhar suas histórias e experiências nesse ambiente majoritariamente masculino.

O projeto surgiu através do encontro de Bianca Vyunas e Paloma Dantas, sonoplastas e cientistas sociais que se conheceram em São Paulo entre os palcos do teatro e da música. Dessa união, surgem inquietações e trocas sobre os desafios e dificuldades de ser mulher e trabalhar como técnicas e artistas criadoras. 1 2 3 testando é uma rede de trocas, conhecimentos e estratégias de mulheres nesses ambientes, dando voz e visibilidade às múltiplas experiências.

Veja também