Classificação indicativa: Livre
 

A exposição da Ocupação Dias Gomes foi prorrogada e ficará aberta para visitação até o dia 29 de janeiro de 2023 no Itaú Cultural (IC).

Em 19 de outubro – data que marca o centenário de Dias Gomes (1922-1999) – o Itaú Cultural (IC) abre a Ocupação Dias Gomes, mostra que celebra um dos mais consagrados dramaturgos do país. Esta é a 57ª edição do programa, que homenageia artistas e intelectuais brasileiros, estimulando o diálogo com novas gerações por meio do espaço expositivo, programações paralelas e ações on-line.

Dias Gomes se considerava essencialmente um homem de teatro. Fez também rádio, televisão, cinema e literatura. Sua obra colocou em cena a realidade brasileira: personagens típicos, traços regionais, costumes populares e questões sociais intrínsecas aos agrados e às mazelas do povo. Natural de Salvador (BA), mudou-se para o Rio de Janeiro ainda criança. Escreveu sua primeira peça aos 15 anos e, a partir de então, não parou mais: criou obras como O pagador de promessas (1959), O bem-amado (1962), O santo inquérito (1964) e Roque Santeiro (1985) e deu asas a personagens como Zé do Burro, Odorico Paraguaçu, Branca Dias, Viúva Porcina e tantos outros que estão vivos na memória do espectador.

Na exposição, o público terá contato com diversas frentes do autor: o seu lado pessoal, as obras e os personagens criados para teatro e televisão, a censura, o realismo fantástico e o sucesso que alcançou com público e crítica. Fotos, documentos, peças de acervo e depoimentos de Dias Gomes estarão espalhados pelo espaço, além de um recurso interativo em que o visitante poderá voar igual a João Gibão, protagonista da novela Saramandaia (1976).

Veja também:
>> O pagador de promessas entra para o catálogo da Itaú Cultural Play

Fotografia em preto e branco do dramaturgo Dias Gomes. Ele está sentado em uma cadeira em frente a uma mesa. Está virado para trás, olhando por cima do ombro. Dias é um homem branco, com cabelo curto e usa uma camisa de manga curta.
Dias Gomes, sem data (imagem: Autor desconhecido/Acervo Dias Gomes)

Publicação e site 

O site da Ocupação reúne imagens, artigos, entrevistas e depoimentos em vídeos com a participação do diretor Antonio Mercado, dos atores Lima Duarte, Rui Rezende e Emiliano Queiroz, do cenógrafo José Dias, da escritora Nélida Piñon e do cineasta Cacá Diegues. Os vídeos também serão publicados, semanalmente, no canal do YouTube do IC.

Acesse o site.

A mostra também conta com uma publicação que dá vida a famosos personagens do autor, como Odorico Paraguaçu, Viúva Porcina e Professor Astromar. Para tal, atores foram convidados a personificar as criações e trazê-los para o presente. Além da versão digital da publicação, a versão impressa estará disponível gratuitamente na sede do Itaú Cultural.

Leia a versão digital da publicação.

Recursos de acessibilidade

Localizada no segundo andar do prédio, a Ocupação Dias Gomes possui um mapa tátil situado próximo à entrada da exposição. A partir dele o visitante identifica o trajeto do piso podotátil no espaço, que conduz a oito objetos táteis acompanhados de audiodescrições, que exploram aspectos distintos da carreira do autor.

Um dos objetos táteis é uma crônica disponibilizada em braile para pessoas com deficiência visual ou baixa visão. O objeto conta com um QR Code com a leitura do texto. O espaço também possui cinco videoguias, que abordam a vida e a obra de Dias e que trazem trechos de filmes e vídeos com interpretação em Libras e legendas em português. Uma projeção que aborda a trajetória do autor no rádio é acompanhada de audiodescrição.

O espaço interativo, localizado na Arena, no segundo andar, é acessível às pessoas com mobilidade reduzida.

Ocupação Dias Gomes
abertura

quarta 19 de outubro de 2022
às 20h

visitação
até 29 de janeiro de 2023
terça a sábado 11h às 20h
domingos e feriados 11h às 19h
piso 2

Entrada gratuita

 

Veja também