Classificação indicativa: Livre
 

Em seu 21º volume, a coleção Os Livros do Observatório traz a obra A Tragédia da Cultura, de Georg Simmel (1858-1918) – sociólogo e professor alemão fundamental para os estudos culturais, mas ainda pouco analisado no Brasil e em outros países.

Diretor da coleção e autor do posfácio do livro, o professor Teixeira Coelho diz que a publicação de A Tragédia da Cultura está entre seus projetos há mais de 20 anos, e que o momento presente é ideal para executar a ideia. “A obra é extremamente atual, especialmente no Brasil, onde falar de cultura parece que não requer nenhuma preparação”, comenta ele.

Confira ou baixe o trabalho aqui:

Para marcar o lançamento, foi realizado um debate com a participação de Teixeira Coelho e do jornalista de literatura Manuel da Costa Pinto. Mediada por Marcos Cuzziol, doutor em artes visuais, a conversa foi gravada remotamente, em dezembro de 2020. O vídeo, abaixo, conta com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e opção de legendas em português.

De acordo com Costa Pinto, “a importância do livro é diretamente proporcional à surpresa de ele não ter sido publicado antes e com o destaque merecido, como o que está tendo agora. Trata-se de um ensaio que efetivamente fala muito sobre a situação cultural contemporânea”.

Clique aqui para acompanhar todas as ações do Observatório Itaú Cultural e atualizar seu cadastro.

Veja também
Homem branco e grisalho aparece segurando microfone, de lado. Ele usa paletó cinza, com camisa da mesma cor, sem gravata.

Morre Teixeira Coelho, aos 78 anos

Professor, crítico de arte e pesquisador, Teixeira Coelho foi também coordenador das 11 turmas do Curso de Especialização em Gestão e Política Cultural do Observatório Itaú Cultural