
Eu mais velha entra em fase de lançamento com ações e lives
16/03/2021 - 11:43
No dia 27 de março, acontece o lançamento do livro Eu mais velha – cura, fé e ancestralidade, de Bianca Sevciuc e Lais Araújo. O evento contará com apresentação de fotos e a presença e depoimentos de participantes do projeto, terá mediação da jornalista Silvia Valin e será um momento de compartilhamento das experiências e dos processos vivenciados durante a pesquisa. A transmissão será feita pelo YouTube, com inscrições gratuitas, via Sympla. Todos os links estarão disponíveis no Instagram do projeto.
Antes disso, nas duas quartas-feiras que antecedem o evento, dia 17 e 24, às 20h, a equipe do projeto realiza lives no perfil @eumaisvelha. Na primeira, com participação de Diego Zanotti, idealizador do projeto Cine invisível_resto do mundo. Na segunda, com Isadora Carneiro, do projeto Mulheres da terra. As conversas discorrem, respectivamente, sobre a sabedoria sutil das anciãs e a sabedoria do passado, que pode curar o futuro.
Contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018, o livro reúne os saberes de sete senhoras, entre elas curandeiras, benzedeiras, parteiras e raizeiras do litoral do Paraná, que compartilham suas experiências e saberes sobre o processo de cura. Através delas, o projeto mapeia conhecimentos tradicionais da cultura caiçara e dos Guaranis M’bya, buscando manter vivos os saberes, as memórias e as pessoas que protagonizaram a história dessas comunidades.







Pensando em contribuir para o resgate e a partilha desses saberes entre gerações, o valor arrecadado nas vendas será revertido para as senhoras participantes do livro. Além disso, o projeto criou quintais medicinais próximos às suas casas, que funcionam como locais de afirmação desses conhecimentos e que permitiram que as plantas utilizadas nos processos de cura estivessem em um local de fácil acesso para essas mulheres.
Confira a programação completa.
Eu mais velha – cura, fé e ancestralidade
Pré-venda: a partir de 8 de março de 2021
Lives:
Sabedoria sutil das anciãs
quarta 17 de março
às 20h
participação de Diego Zanotti, idealizador do projeto Cine Invisível_Resto do mundo
on-line - no instagram @eumaisvelha
Sabedoria do passado pode curar o futuro
quarta 24 de março
às 20h
participação de Isadora Carneiro, idealizadora do projeto Mulheres da terra
on-line - no instagram @eumaisvelha
Lançamento do livro
sábado 27 de março
às 18h
inscrições gratuitas via Sympla e transmissão via YouTube
links disponíveis em @eumaisvelha