No ano em que o cronista e dramaturgo Nelson Rodrigues completaria 110 anos, a Itaú Cultural Play promove uma mostra dedicada às adaptações do universo rodriguiano ao cinema. São cinco longas-metragens: Bonitinha, mas ordinária (1963), de J. P. Carvalho; Engraçadinha depois dos 30 (1966), de J. B. Tanko; Toda nudez será castigada (1972), de Arnaldo Jabor; O beijo no asfalto (1980), de Bruno Barreto; e O beijo no asfalto (2017), de Murílio Benício. Confira abaixo sinopses e outros detalhes dos filmes.

A obra de Nelson Rodrigues (1912-1980) se destaca no teatro – a encenação de Vestido de noiva em 1943, com direção de Zbigniew Ziembinski, é um marco do teatro nacional moderno. Os filmes exibidos na mostra da IC Play partem todos de textos dramatúrgicos. Para além dessa área de expressão, Nelson também escreveu contos – por exemplo, os de A vida como ela é..., que se tornaram uma série de televisão – e crônicas. O trabalho do autor é marcado pela denúncia do falso moralismo e pela análise psicológica.

Saiba mais na Enciclopédia Itaú Cultural de arte e cultura brasileiras. Conheça também o site da Ocupação Nelson Rodrigues, com parte dos materiais exibidos na mostra feita sobre ele pelo Itaú Cultural em 2012, além de entrevistas sobre o seu trabalho. Entre as atrações, está a entrevista de um dos diretores da mostra, Arnaldo Jabor. Veja trecho:

Nelson Rodrigues no cinema
a partir de sexta 2 de dezembro de 2022
acesse na plataforma

Bonitinha, mas ordinária (1963), J. P. Carvalho
115 min

Milionário mau-caráter quer casar a filha com um humilde funcionário que trabalha na sua empresa. O objetivo do arranjo é recuperar a “honra” da menina, supostamente violentada por um grupo de homens. Cobiçado como noivo, o rapaz terá de escolher entre a fortuna do patriarca e o amor de uma pobre professora.

[classificação indicativa: 16 anos]

Engraçadinha depois dos 30 (1966), J. B. Tanko
95 min

Filha de Engraçadinha, a jovem Silene é abordada na rua por um malandro engravatado. Ele é Dr. Odorico e diz conhecer sua mãe de tempos passados. Engraçadinha é hoje uma recatada dona de casa, mas a aparição de Odorico e o comportamento da filha irão colocá-la num novo turbilhão de medos e desejos.

[classificação indicativa: 12 anos]

Toda nudez será castigada (1972), Arnaldo Jabor
103 min

Herculano, um burguês rico, chega em casa e se depara com uma fita dentro de um gravador. Nela, está registrada a voz de Geni, prostituta por quem se apaixonou perdidamente depois da morte da mulher. Desesperada e prestes a se suicidar, Geni narra a história subterrânea de sua tragédia amorosa.

[classificação indicativa: 16 anos]

O beijo no asfalto (1980), Bruno Barreto
80 min

Bancário recém-casado presencia um atropelamento. Ele tenta socorrer a vítima que, à beira da morte, lhe faz um último pedido: um beijo. O rapaz atende o desejo do agonizante, mas seu gesto é flagrado pelo sogro e por um repórter policial sensacionalista, que levará a cena para os jornais.

[classificação indicativa: 14 anos]

O beijo no asfalto (2017), Murilo Benício
102 min

O corpo de um homem jaz sobre o asfalto. Ele foi atropelado por um ônibus e uma multidão se reúne em torno de seu cadáver. Comovido com a situação, um rapaz tenta acudi-lo e, num gesto inesperado, beija sua boca. Presenciando a atitude, está um inescrupuloso jornalista, que transformará a cena num escândalo midiático.

[classificação indicativa: 12 anos]

Veja também