por Luísa Pécora

 

Kika Sena não sabe bem o que esperar da estreia de Paloma, seu primeiro trabalho no cinema, pelo qual ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival do Rio. O filme chegará às telas em 10 de novembro, poucas semanas após o fim de um processo eleitoral que, por um lado, colocou deputadas trans no Congresso Nacional pela primeira vez na história e, por outro, voltou a demonstrar a força do conservadorismo na sociedade brasileira. Neste momento, a atriz tem apenas uma certeza: ninguém sairá da sala de cinema sem algum tipo de reação. “As pessoas que assistirem ao filme vão ter uma travesti preta e periférica reverberando na sua mente e na sua forma de pensar o mundo”, afirmou Kika, em conversa que tive com ela no início deste mês. “Independentemente do contexto político, acho que esse filme é capaz de romper paradigmas.”

Cena de casamento. Noivo e noiva estão de braços entrelaçados. Ele usa terno preto e bigode. Ela usa vestido de noiva branco e buquê  de rosas brancas.
Cena do filme Paloma, primeiro trabalho no cinema de Kika Sena (imagem: divulgação)

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Exibido no Festival de Munique e na Mostra internacional de cinema de São Paulo, Paloma integra uma crescente safra de produções audiovisuais brasileiras que têm mulheres trans e travestis em frente ou por trás das câmeras. Elas se destacaram no elenco de séries como Manhãs de setembro e Segunda chamada; dirigiram e/ou protagonizaram curtas premiados, como Jéssika (2017), Tea for two (2018), Marie (2019), Perifericu (2019) e Modelo morto, modelo vivo (2020); foram tema de documentários, como Bixa travesty (2018), Lembro mais dos corvos (2018), Fabiana (2018), Indianara (2019) e Maria Luiza (2019); e estrelaram os filmes adolescentes Alice Júnior (2019) e Valentina (2020).

Mulher está deitada em uma cama, de lado. Ela está séria e pensativa. Atrás dela, aparece um homem, também deitado, mas a imagem dele está desfocada.
Paloma chegará às telas em 10 de novembro de 2022 (imagem: divulgação)

Essa representação mais frequente também está criando personagens mais variadas. Em Paloma, Kika interpreta uma personagem romântica e religiosa, cujo maior sonho é se casar na Igreja com o namorado. Não se trata, portanto, do perfil mais comumente associado a uma mulher trans – e o filme conta essa boa história sem julgamentos ou generalizações, dando à protagonista o direito de ser uma pessoa específica, e não o símbolo de um grupo.

“É muito mais importante pegar uma única experiência e falar sobre ela do que pegar uma travesti ou uma mulher trans e tentar representar todo um grupo de pessoas que nunca vai ser representado”, opinou Kika. “Paloma não está querendo levantar uma bandeira de que ser travesti é assim e assado. Não: ser a Paloma, mulher preta, travesti, pernambucana, do sertão de Saloá é assim e assado. No fim das contas, se formos parar para pensar em representação e representatividade, Paloma representa muito mais do que só a travestilidade. Ela está ali carregando muitas histórias que a cisgeneridade deseja.”

Mulher está sentada em um terraço, com a cabeça voltada para trás, encostada na cadeira onde ela está sentada. Atrás, no parapeito de uma janela, aparece um homem sem camisa. A mulher faz carinho na cabeça dele.
Exibido no Festival de Munique e na Mostra internacional de Cinema de São Paulo, Paloma integra uma crescente safra de produções audiovisuais brasileiras que têm mulheres trans e travestis em frente às câmeras ou por trás delas (imagem: divulgação)

Sem estereótipos

Filmes e séries nacionais têm buscado mostrar que a experiência trans não está exclusivamente ligada à dor e ao trauma. Paloma é mãe de uma menina, trabalha na colheita do mamão e conta com uma bonita rede de apoio. Cassandra, de Manhãs de setembro, é motogirl e cantora, está apaixonada pelo namorado e aluga seu próprio apartamento. Alice Júnior, do filme de mesmo nome, faz sucesso como vlogger e tem relação de profunda amizade com o pai. São, portanto, pessoas trans que têm família e amigos, que trabalham, se divertem e fazem planos.

Mulher negra de óculos, calça jeans, casaco e bolsa pequena atravessada na frente do corpo está atravessando a rua, bem séria. Ao seu lado, um menino negro de casaco e mochila tenta acompanhar a sua caminhada.
A cantora Liniker interpreta a motogirl Cassandra, de Manhãs de setembro (imagem: divulgação)

Isso não impede que as produções também abordem a violência desproporcional que atinge essa população, sobretudo no Brasil, que há 13 anos ocupa a vergonhosa primeira posição no ranking de países que mais matam pessoas trans e travestis, divulgado pela organização Transgender Europe (TGEU). De acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), foram 140 vítimas só em 2021, a maioria delas mulheres, negras e jovens. 

Muitos brasileiros têm na mídia (imprensa, cinema, televisão) sua principal fonte de informação e conhecimento sobre transexualidade, o que reforça o papel do audiovisual no combate à transfobia. Uma das principais reivindicações é a contratação de mais pessoas trans em diferentes funções criativas, para que personagens e narrativas sejam mais autênticas e menos estereotipadas.

Paloma e Alice Júnior são exemplos de projetos escritos e dirigidos por homens cisgêneros que buscaram colaborar com talentos trans. O diretor de Paloma, Marcelo Gomes, contou com a consultoria de Tertuliana Lustosa, além das observações da própria Kika Sena. Já Gil Baroni e Luiz Bertazzo, respectivamente diretor e roteirista de Alice Júnior, tiveram consultoria de roteiro com a atriz Anne Celestino Motta, que também participou da seleção de elenco e se tornou produtora associada.

Adolescente aparece usando casaco verde e olhando para cima. Ela tem cabelos longos, castanhos e levemente cacheados.
A personagem Alice Júnior, do filme de mesmo nome, faz sucesso como vlogger e tem relação de profunda amizade com o pai (imagem: divulgação)

Quando entrevistei Anne em 2020, ela contou que sua influência no texto de Alice Júnior se deu na incorporação de termos técnicos e na problematização e alteração de diálogos. “Tivemos reuniões somente sobre o roteiro, nas quais fiz observações e pude alterar algumas coisas ditas pela Alice ou por outros personagens, para fazer a vivência trans da história ser ainda mais real”, contou.

A atriz é um exemplo do impacto que a representatividade trans pode ter. Anne entendeu que era transgênero aos 12 anos, quando assistiu a My secret self, série documental da rede norte-americana ABC que contava histórias de jovens trans. Dez anos depois, passou a ouvir relatos parecidos de espectadores de Alice Júnior. “Fico emocionada em perceber que essas crianças veem a si mesmas através de mim e da minha imagem”, afirmou. “Assim como esse documentário foi extremamente importante para mim, Alice Júnior é um filme que muda vidas. Se ele existisse na minha infância, eu teria sido outra pessoa.”

Três adolescentes aparecem encostados uns nos outros. Na ponta esquerda, uma menina morena, de cabelos longos, castanhos e levemente cacheados. No meio, uma menina loira. No outro canto, um rapaz com os cabelos crespos e escuros.
Alice Júnior é um exemplo de projeto escrito e dirigido por homem cisgênero que buscou colaborar com talentos trans (imagem: divulgação)

Sem limites

Será interessante acompanhar se a participação trans no audiovisual brasileiro seguirá crescendo e se ela evoluirá para um cenário no qual as artistas não estejam necessariamente limitadas às personagens e histórias ligadas à transexualidade.

Lembro-me de um pedido feito por Julia Katharine, diretora de Tea for two, durante uma entrevista que realizei com ela em 2019. Aproveitando que a conversa estava sendo transmitida ao vivo pelo Facebook, ela pediu que as pessoas parassem de se referir a ela como “atriz trans” ou “diretora trans”. “Entendo que politicamente [isso] é importante, mas as pessoas não dizem que vão ao padeiro trans, ao dentista trans, ao advogado trans. Gostaria que a gente saísse desse lugar de exotificação e diferenciação”, disse Julia. “Sou uma mulher transexual, diretora, atriz e roteirista. Quero escrever sobre muitas coisas, quero fazer um suspense, uma comédia romântica. Não quero ficar presa apenas ao tema da transexualidade, porque quem eu sou profissionalmente não tem nada a ver com a minha identidade de gênero.”

Mulher aparece de lado, muito séria. Ela tem os cabelos presos e lisos, e usa franja, Seus olhos estão pintados com delineador e ela usa batom.
Julia Katharine, de Tea for two, pede às pessoas que parem de se referir a ela como “atriz trans” ou “diretora trans”. “Entendo que politicamente [isso] é importante, mas as pessoas não dizem que vão ao padeiro trans, ao dentista trans, ao advogado trans" (imagem: divulgação)

Kika Sena também visualiza um futuro no qual artistas trans possam contar as histórias que quiserem. “Ainda estamos no momento de reivindicar espaço na TV, no teatro e no cinema. Porque esse espaço é nosso e, se não fizermos isso, continuaremos sem trabalho”, afirmou. “Mas somos formadas para atuar e capazes de desenvolver qualquer papel. Se já interpretei a projeção de uma ovelha humanizada, sou capaz de interpretar uma mulher cisgênero.”

Kika planeja seguir trabalhando no cinema, inclusive por trás das câmeras, mas antes quer ter outras oportunidades para aprender sobre roteiro e direção. E é esta palavra – oportunidade – que parece crucial no que diz respeito à participação trans no audiovisual brasileiro. “Meu conselho para as pessoas que fazem cinema é: deem possibilidades, procurem escrever histórias sobre mulheres, cedam caminhos para que possamos ocupar esse território”, disse Kika. “Só pude interpretar Paloma porque houve um teste e uma história para eu contar.”

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