Filme de Adélia Sampaio traz romance proibido entre mulheres
09/12/2022 - 09:00
Amor maldito, primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher negra – Adélia Sampaio –, percorreu um caminho tortuoso para ser lançado em 1984. O filme se passa no Rio de Janeiro na década de 1970 e conta a história de um romance proibido entre duas mulheres, Sueli (Wilma Dias) e Fernanda (Monique Lafond), em plena ditadura militar. Sueli se suicida e, após a tragédia, Fernanda é acusada de ter matado a companheira.
Este importante longa, baseado em uma história real, apresenta questionamentos e reflexões sobre a sociedade brasileira – no caso, ao abordar a pauta LGBTQIA+. “Eu comecei a acompanhar as notícias do jornal e fiquei absolutamente em transe por pensar que aquelas pessoas tivessem sofrendo aquilo. Cheguei até a tentar ir ao tribunal, mas não deu certo. [...] É um filme de referência, que toca as pessoas”, disse a diretora na série Cada voz, do Itaú Cultural (IC).
Veja o depoimento completo:
Amor maldito está disponível gratuitamente na plataforma de streaming Itaú Cultural Play. Cadastre-se para ver! Aproveite para navegar por outros títulos da coleção História do cinema brasileiro, um prato cheio para quem deseja mergulhar nos diferentes caminhos que o cinema nacional percorreu desde suas origens até os dias de hoje.