O poeta e produtor cultural Ecio Salles, criador da Festa Literária das Periferias (Flup), morreu nesta segunda-feira, 22 de julho, no Rio de Janeiro. Ecio tinha 50 anos e estava internado desde o início do mês, por consequência de um câncer de pulmão.

Doutor em comunicação e cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em literatura brasileira (com a dissertação de mestrado Poesia Revoltada, que trata da cultura do hip-hop no Brasil e foi editada em livro, disponível on-line) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – onde também se graduou em letras –, Ecio foi por dez anos um dos coordenadores do grupo AfroReggae. Além disso, organizou o selo Tramas Urbanas (acesse as publicações), pelo qual lançou o seu História e Memória de Vigário Geral (2008; leia aqui), sobre essa comunidade e a formação do Rio de Janeiro.

Ecio foi ainda consultor, com Fabio Malini, do Onda Cidadã, programa do Itaú Cultural voltado para as iniciativas de mídia independente. Assista aqui a um vídeo no qual ele trata dos objetivos desse projeto. Confira também esta entrevista de 2005 em que o escritor fala sobre as ações do AfroReggae nas comunidades cariocas:

Veja também

Rumos 2013-2014: Hip Hop Cozinha

Hip Hop Cozinha selecionado: Zinho Trindade Criado em 2010 pelo poeta, ator e MC Zinho Trindade, o programa Hip Hop Cozinha convida...