A cantora Gal Costa morreu na manhã desta quarta-feira (9), aos 77 anos, em São Paulo (SP). A informação foi confirmada pela assessoria da artista. Ela chegou a suspender os shows agendados em outubro e novembro depois de passar por cirurgia para a retirada de um nódulo na fossa nasal direita.

Considerada um dos maiores nomes da música popular brasileira, Gal nasceu em Salvador, na Bahia, em 26 de setembro de 1945. Ela estava em turnê pelo Brasil com o show As várias pontas de uma estrela, que estreou em outubro de 2021 e no qual revisitava antigos sucessos, como “Desafinado”, “Açaí” e “Sorte”.

Veja também:
>>Gal Costa na Enciclopédia Itaú Cultural

Carreira

Gal Costa iniciou sua carreira na música na década de 1960. Integrou o grupo Doces Bárbaros, com Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia. Juntos, eles lançaram um disco na década de 1970. A artista ainda teve papel importante no movimento tropicalista, com participação no álbum Tropicália ou Panis et circensis.

A estrela fez parte do espetáculo Fa-tal, em 1971, que se tornou um álbum de destaque na música popular brasileira. A voz de Gal também entoou inúmeros enredos de novela, como “Brasil”, de Vale tudo (1988), “Meu bem, meu mal”, de Brilhante (1981), “Alguém me disse”, de Tieta (1989), e “Mar e sol”, de Viver a vida (2009).

Ainda na década de 1980, Gal passou a usar suas canções para dar mais visibilidade às causas ambientais, principalmente a seca no Nordeste. Ao longo da carreira, a cantora firmou parcerias de sucesso, inclusive com novos nomes da MPB, como Rubel, Tim Bernardes e Zé Ibarra.

Veja também