Morreu nesta quarta-feira, dia 9 de novembro de 2022, aos 86 anos, o apresentador, ator, cantor e compositor Rolando Boldrin. Há 17 anos, ele comandava o programa Sr. Brasil, na TV Cultura.

Boldrin estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e ainda não foi divulgada a causa da morte. O velório será realizado na Assembleia Legislativa da capital paulista, mas o horário ainda não foi anunciado.

Homem idoso, com os cabelos brancos e levemente calvo, está gesticulando com uma das mãos. Ele tem os olhos azuis e usa uma camisa jeans clara.
O ator, cantor e apresentador Rolando Boldrin (imagem: frame de vídeo)

Nascido no dia 22 de outubro de 1936, em São Joaquim da Barra (SP), Rolando Boldrin era um ícone da música caipira brasileira.

Segundo nota divulgada pela TV Cultura, o artista “tirou o Brasil da Gaveta e fez coro com os artistas mais representativos de todas as regiões do país. Em seu programa, o cenário privilegiava os artesãos brasileiros e era circundado por imagens dos artistas que fizeram a nossa história, escrita, falada e cantada, e que já viajaram, muitos deles ‘fora do combinado’”.

Na televisão, além de apresentador, Boldrin fez mais de 30 novelas. Também na TV apresentou na Rede Globo o programa Som Brasil, assim como Empório Brasileiro, na Bandeirantes, e Empório Brasil, no SBT, todas atrações da década de 1980.

Para o Itaú Cultural, Rolando Boldrin gravou um depoimento exclusivo em 2020, na ocasião da Ocupação Lima Duarte. Ele e o ator atuaram juntos em várias programações. “Na televisão, é onde o Lima sempre nadou de braçada. Ele sabe tudo. Ele tem o tempo da televisão”, disse, na ocasião. Abaixo, assista ao vídeo completo.

Veja também:
>>Saiba mais sobre Rolando Boldrin na Enciclopédia Itaú Cultural

Veja também