Morreu nesta terça-feira, dia 22 de novembro de 2022, no Hospital Barra D'Or, no Rio de Janeiro (RJ), Erasmo Carlos, um dos ídolos da Jovem Guarda. O Tremendão, como era carinhosamente chamado, completou 81 anos no dia 5 de junho e já havia sido internado em outubro, tendo recebido alta no último dia 2. No seu perfil no Instagram, ele chegou a comentar que, apesar de terem noticiado sua morte naquela ocasião, estava vivo e feliz por retornar à sua casa. 

Veja também:
>>Saiba mais sobre a vida e a obra de Erasmo Carlos na Enciclopédia Itaú Cultural

Homem calvo, com cabelos grisalhos levemente compridos nas laterais da cabeça, está assinando um CD, sentado em uma mesa. Ele usa óculos escurosm camisa azul e casaco bege.
Erasmo Carlos em 2009, durante sessão de autógrafos, em São Paulo (SP) (imagem: Fernanda Castello Branco)

A causa da morte de Erasmo Carlos não foi oficialmente divulgada, mas sua internação anterior foi para tratar uma síndrome edemigênica. Também ainda não foram anunciados detalhes sobre o funeral.

Homem está com um microfone na mão. Seus cabelos são pretos e levemente ondulados. Ele usa uma camisa de cetim, com mangas compridas e largas, e um cinto preto grosso.
Erasmo Carlos ganhou um Grammy Latino há cinco dias (imagem: Correio da Manhã/Acervo Arquivo Nacional)

Maior parceiro de Roberto Carlos, Erasmo contou em sua autobiografia, Minha fama de mau (Objetiva), que, quando Roberto lhe mostrou a música "Amigo", a princípio não entendeu que a obra era uma homenagem para ele.

"Talvez por distração minha, ao ouvir os primeiros versos nem me passou pela cabeça que o amigo cantado na música fosse eu. Continuei ouvindo e me emocionando aos poucos com a descrição profunda de uma amizade verdadeira", escreveu.  

 

Ouça:
>>Estéreo saci - Especial Jovem Guarda

A amizade mais famosa é com Roberto Carlos, mas um fiel amigo foi também Tim Maia, com quem Erasmo dividiu os primeiros sonhos sobre viver de música. Os dois eram nascidos e criados na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Há cinco dias, Erasmo Carlos foi premiado com o Grammy Latino na categoria Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa pelo álbum O futuro pertence à... Jovem Guarda. No total, o artista conquistou quatro prêmios Grammy. Sua última postagem no Instagram fala exatamente da conquista.

Homem olha para cima, com expressão bem séria. Ele usa uma jaqueta com franjas e muitos colares no pescoço. Uma mulher loira de rabo de cavalo está ao seu lado.
Erasmo Carlos e Wanderléa em cena do filme Roberto Carlos e o diamante cor-de-rosa (imagem: Correio da Manhã/Acervo Arquivo Nacional)

"É tão importante entender o conceito, quanto ouvir a música… Existem várias formas de amor, e eu preciso de todas.
Obrigado a todos que contribuíram para mais essa vitória, esse Grammy é o reconhecimento do nosso trabalho.
O Futuro Pertence à Jovem Guarda!!!!!"

Homem jovem está de óculos escuros. Ele tem cabelos pretos levemente encaracolados.
Erasmo Carlos, o Tremendão, era um dos ídolos da Jovem Guarda (imagem: Correio da Manhã/Acervo Arquivo Nacional)
Veja também