Após sua reabertura para o público no dia 24 de abril, o Itaú Cultural retomou suas mostras em cartaz: Espaço Olavo Setubal, Ocupação Chiquinha Gonzaga e Beatriz Milhazes: Avenida Paulista, e permaneceu aberto durante todo o mês de maio. A visitação acontece seguindo todos os protocolos de segurança para conter o avanço da pandemia de covid-19. Acesse aqui a cartilha para mais informações sobre as medidas adotadas.

A programação on-line segue com diversas atrações. Em maio, a agenda do Palco virtual contou com shows e apresentações de piano. Confira aqui a programação de junho.

Relembramos a seguir as atividades mais importantes de maio de 2021. Quer acompanhar as novidades? Siga nossas redes sociais no Facebook, no Instagram e no Twitter e assine a newsletter para receber a programação por e-mail.

Despedida de German Lorca, Paulo Mendes da Rocha e Nelson Sargento

No último mês, nós nos despedimos de três grandes figuras importantes, o fotógrafo German Lorca, o urbanista Paulo Mendes da Rocha e o sambista Nelson Sargento. O Itaú Cultural produziu materiais especiais em homenagem a esses grandes nomes que se transformaram em saudade.

Clique nos links para ler cada uma delas:

German Lorca se transforma em saudade

Dia de tristeza e utopia: morre o arquiteto Paulo Mendes da Rocha

Um adeus verde e cor-de-rosa: morre o sambista Nelson Sargento

Um novo espaço para as mulheres do cinema

No mês que se passou, o Itaú Cultural estreou uma coluna dedicada ao cinema. A jornalista Luísa Pécora assinará esse espaço, dedicado à produção de mulheres na indústria cinematográfica.

Em seu primeiro texto, Luísa comentou o Oscar 2021 e a presença feminina na direção de filmes indicados.

Combinando análises e entrevistas, a coluna será mensal e tem como guia a ideia de que mulheres devem ter as mesmas oportunidades e a mesma liberdade dos cineastas homens para realizar qualquer tipo de projeto.

Mulher asiática usa duas tranças nos cabelos longos e segura duas estatuetas do Oscar. Ela esboça um leve sorriso e usa um vestido bege com mangas largas e gola rolê.
No Oscar 2021, a chinesa Chloé Zhao subiu ao palco para se tornar não só a segunda mulher, mas também a primeira mulher asiática e a primeira mulher não branca a vencer na categoria "direção" (imagem: Matt Petit/A.M.P.A.S)

Programação infantil no YouTube

Em maio, a programação infantil teve continuação dos episódios da nova temporada do “IC para crianças – música”. Com aulas de Mairah Rocha, a série tem como proposta divertir e fazer música usando apenas o corpo, a voz e também alguns utensílios de casa. A temporada será composta de 12 aulas, disponibilizadas aos sábados, às 11h, no canal do YouTube do Itaú Cultural.

A programação contou também com o espetáculo O dia em que minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas, exibido durante todo o mês, que aborda a transição entre infância e adolescência. A peça ficou disponível até o último sábado, dia 29, neste site e no canal do YouTube do Itaú Cultural.

Cena agora

Após sua estreia no mês de abril, O projeto Cena agora, realizado pelo Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural, retomou em maio as apresentações ao vivo e on-line. O projeto trouxe ao site breves apresentações teatrais (de até 15 minutos) realizadas por artistas e grupos de todo o país, que debatem a pluralidade das identidades nordestinas.

Em um palco com um tonalidade entre âmbar e laranja, estão sentadas no chão duas atrizes, abraçando os joelhos, de cabeça baixa, úmidas, como que sujas de lama. O fundo da cena é escuro.
Imagem para divulgação da participação da Cia Fiasco no Cena Agora (imagem: Michele Saraiva)

Cena agora conclui seu ciclo sobre um Nordeste plural com oito cenas teatrais que foram ao ar no canal do YouTube, aos sábados, às 11h.

Veja também
Imagem de Kerexu Yxapyry, mulher indígena. Ela está postada no canto direito da imagem e olha para o seu lado esquerdo, com o rosto levemente inclinado. Está usando um cocar. A imagem está com o filtro do podcast Mekukradjá, com tons amarelos. O nome do podcast está escrito do lado esquerdo da imagem em cor laranja. Abaixo, o logo do Itaú Cultural na cor branca.

Kerexu Yxapyry – Mekukradjá

Convidada deste episódio, Kerexu Yxapyry é coordenadora-executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib)