Classificação indicativa: Livre
 

A série Vivências Musicais apresenta às crianças e a toda a família caminhos variados para explorar sons e ritmos, seja criando instrumentos, seja descobrindo sonoridades nos objetos cotidianos – e até mesmo no próprio corpo.

A primeira temporada contou com aulas de Cris Bosch e Claudinho Martins, com destaque para a percussão. Confira abaixo a oficina completa, acessível em Libras.

Aula 1: Neste episódio, a cantora e brincante Cris Bosch explica como criar um tambor e baquetas com objetos que temos em casa. Você vai tocar um ritmo bastante conhecido e cantar canções do acervo infantil brasileiro. Para fazer o seu instrumento, você vai precisar de embalagens diversas, como potes de sorvete ou de iogurte, latas de leite condensado, um pouco de milho e feijão ou pedras e tampinhas e uma fita adesiva. Como baquetas, você pode usar colheres de madeira ou escovas velhas ou até criar as suas com lápis, palitos de sorvete ou de churrasco e tampinhas. Separe os objetos e venha tocar com a gente!

Aula 2: Cris ensina a fazer um instrumento de percussão, o ganzá, com objetos simples que você deve ter por aí na sua casa. Depois, você vai aprender a “dobrar” e “desdobrar” o tempo e acompanhar canções em diferentes formas de compasso, como um samba com a companhia do pandeiro ou uma valsa com a companhia do violão. Para criar o seu próprio ganzá você precisa de tampinhas de garrafa pet ou caixas de fósforo ou papéis, fita adesiva e um pouquinho de arroz. Vamos lá?

Aula 3: Nesta aula a cantora e brincante Cris Bosch e o percussionista Claudinho Martins mostram como é possível transformar utensílios domésticos como talheres, panelas, chaves, sacos plásticos, canecas, xícaras em instrumentos de percussão. Para isso convidamos você a descobrir os sons da sua cozinha e de outros espaços da sua casa. Juntos vamos experimentar diversos ritmos e sabores sonoros!

Aula 4: Você sabia que existem vários tipos de chocalho? Podemos subdividir esse instrumento em várias famílias! Já conhecemos a família dos ganzás na última aula, mas agora você pode ver um pouco mais. Por meio de músicas como "A Dona Aranha" e "Enrola", descubra maracás, molhos, sinos e mais!

Aula 5: Vamos explorar os gestos? O gesto sonoro, o gesto corporal, o gesto instrumental. E também os sons do corpo! Como diz o maestro arte-educador Carlos Kater: “Que a música reflita seus gestos produtores ou que o gesto se faça música, importante sempre é lembrar que música é vida e vida é movimento!”. Assista à aula da cantora e brincante Cris Bosch com o seu convidado, o percussionista Claudinho Martins, para saber mais!

Veja também