Classificação indicativa: Livre

Desde agosto, a bailarina e artista docente Carol Polloni tem ministrado aulas de dança para crianças. Em suas aulas, disponibilizadas no site e no YouTube do Itaú Cultural aos domingos, Carol ensina novas formas de aquecer o corpo e movimentos do balé clássico através de brincadeiras. Aqui é possível conferir o curso completo, que conta com cinco vídeos.

Aula 1: Nesta primeira aula, Carol Polloni ensina, de forma lúdica e divertida, aquecimento para dança, movimentos do balé clássico e fluidez de movimentos. Ela conta com a ajuda da ratinha Julia e do sapo Felipe para dançar com um cachorrinho imaginário que num instante vira uma cobrinha, depois uma borboleta e na sequência um cavalinho. No final da aula, fica a pergunta: você consegue dançar leve como uma bolinha de sabão?

Aula 2:  A segunda aula propõe uma experiência diferente de dança: pintar o ar com as partes do seu corpo e com movimentos do balé, como o port de bras, e explorar todo o corpo, até a pontinha dos dedos das mãos e dos pés.

Aula 3: Nesta terceira aula, Carol Polloni apresenta um aquecimento corporal com movimentos retos e redondos. Depois explica o movimento assemblé, do balé, além de conceitos sobre ritmo. Para ajudar, separe um pratinho de plástico, desses de festa, ou um objeto semelhante e que não quebre.

Aula 4: Nesta aula, Carol ensina um aquecimento corporal com uma massagem que prepara seu corpo para os exercícios. Em seguida, a bailarina ensina você a ter consciência da sua respiração e dos seus efeitos no corpo a partir de brincadeiras com uma bexiga. Por fim, ela passa exercícios e movimentos do balé.

Aula 5: Você já imaginou que dá para dançar na sua cama e de pijama? Nesta última aula, Carol Polloni convida você para aquecer o corpo, criando possibilidades de dançar numa base não tão firme, sentada ou deitada. Depois, você vai brincar e conhecer algumas das posturas da ioga e de relaxamento. Ao final, tem a leitura do livro O Menino Azul, de Cecília Meireles, e a criação de um origami.

Veja também