A plataforma Itaú Cultural Play disponibiliza para streaming gratuito, a partir desta sexta, a série de documentários Imagens do inconsciente, do diretor Leon Hirzsman, que inclui a trilogia A barca do sol, Em busca do espaço cotidiano e No reino das mães, além do Posfácio, todos os quatro lançados em 1986. A antologia apresenta a história e a produção artística de pessoas atendidas por Nise da Silveira no antigo Centro Psiquiátrico Pedro II, no Rio de Janeiro.

O Posfácio traz uma entrevista com Nise; os filmes da trilogia contêm depoimentos dos artistas Carlos Pertuis, Fernando Diniz e Adelina Gomes, respectivamente.

Nise da Silveira se notabilizou pelo atendimento humanizado aos pacientes – chamados por ela de “clientes”, para sublinhar sua autonomia – da rede de saúde mental. Entre as suas ações está o incentivo ao fazer da arte, tanto como terapêutica quanto como meio de expressão do inconsciente. A Ocupação Nise da Silveira, exposição que, entre 2017 e 2018, a homenageou na sede do Itaú Cultural, está em itinerância no Rio de Janeiro.

Imagens do inconsciente, de Leon Hirzsman
a partir de 23 de setembro de 2022
acesse a plataforma Itaú Cultural Play

A barca do sol  (1986)
70 min
Leon Hirszman

Nascido em 1910, Carlos Pertuis foi internado num centro psiquiátrico aos 29 anos, depois que uma visão cósmica o deslumbrou. Em suas palavras, tratava-se do “Planetário de Deus”. Levado para o ateliê de Nise da Silveira, Pertuis iniciou uma incansável e premiada trajetória como artista, chegando a criar mais de 20 mil obras.

[livre para todos os públicos]

Em busca do espaço cotidiano (1986)
80 min
Leon Hirszman

O episódio narra a história do pintor Fernando Diniz, homem negro e pobre, filho de uma costureira. Ora figurativas, ora abstratas, suas obras traduzem um espírito em constante luta contra o caos. Mandalas, peças do cotidiano e complexas construções são as marcas de seus impressionantes desenhos, tapetes e modelagens.

[livre para todos os públicos]

Três homens e uma mulher aparecem sentados, observando uma tela. A foto é em preto e branco, antiga.
Bastidores de "Em busca do espaço cotidiano" (imagem: divulgação)

No reino das mães (1986)
55 min
Leon Hirszman

Filha de camponeses, Adelina Gomes se apaixonou aos 18 anos, mas teve o casamento proibido pela mãe. Revoltada, ela estrangulou a gata da família e foi internada. Na clínica conduzida pela psiquiatra Nise da Silveira, Adelina expressou-se através da arte, pintando mulheres em forma de flor, mães com o coração fora do peito e gatos.

[livre para todos os públicos]

Posfácio (1986)
79 min
Leon Hirszman

Desdobramento da trilogia Imagens do inconsciente, este posfácio reúne uma longa entrevista, dividida em duas partes, com a psiquiatra Nise da Silveira, personagem dos três documentários. Durante a conversa, Nise discorre sobre suas teorias e métodos de terapia não violenta.

[livre para todos os públicos]

Mulher idosa está sentada em uma biblioteca. Ela gesticula com uma das mãos. Usa óculos e está com uma camisa branca.
Nise da Silveira em cena de "Posfácio": desdobramento da trilogia Imagens do inconsciente reúne uma longa entrevista com a psiquiatra (imagem: divulgação)
Veja também
Em cima de um papel branco, há uma foto em preto e branco. A fotografia mostra um homem olhando para frente. Só os olhos, o nariz e parte do cabelo são visíveis.

Inventário: origem

Marina Nacamuli e Walter Thoms apresentam sua segunda colaboração para a coluna “Inventário” – que, neste mês, traz a palavra “origem”