Cinco filmes do diretor Denoy de Oliveira (1933­-1998) ganharam espaço na plataforma do Itaú Cultural Play na semana passada, entre eles: Amante muito louca (1973), O baiano fantasma (1984), Sete dias de agonia (1982), A grande noitada (1995) e O amigo do Super-Homem (1978). 

Nascido em Belém, capital do Pará, Denoy Gonçalves de Oliveira começou a carreira como ator, mas foi como diretor e roteirista do cinema brasileiro que ganhou destaque. Sua estreia como diretor se deu no filme Amante muito louca, em 1973, no qual também foi o roteirista e ganhou o Troféu da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de Melhor Diretor do Ano e o Kikito de Melhor Diretor do Festival de cinema de Gramado, prêmio conquistado novamente em 1984, com O baiano fantasma. 

Imagem da atriz Tereza Rachel no filme Amante muito louca (1973)
Frame do filme Amante muito louca (1973) (imagem: divulgação) 

As obras de Denoy enfocam nos gêneros de comédia e drama. Amante muito louca fala sobre um típico casal de classe média brasileiro, casado e pai de dois filhos, que mantém um relacionamento extraconjugal com Brigite, uma temperamental dançarina de cabaré. Durante as férias, Amâncio decide viajar com a família e, para sua surpresa, Brigite resolve ir também.

O baiano fantasma narra a história de um operário que tenta a vida na capital, mas se envolve numa confusão com criminosos e a polícia. O filme dialoga com os temas do cinema engajado da época e também com as chanchadas de Oscarito e Grande Otelo, e com os filmes de Mazzaropi.

Sete dias de agonia, baseado no conto “Encalhe dos 300”, de Domingos Pellegrini, explora o melhor e o pior de diferentes tipos humanos num convívio forçado.

A grande noitada, premiado no Festival de Brasília, se vale de recursos do circo para compor o cenário de uma noite fantástica, cheia de surpresas para todas os personagens. Othon Bastos é o protagonista da história, que também se destaca pela trilha sonora e recupera pérolas operísticas de Giacomo Puccini, Richard Wagner e Georges Bizet.

Por fim, O amigo do Super-Homem é uma paródia de filme policial americano. O protagonista é um anti-herói cômico que desmonta a pretensa seriedade dos detetives particulares.

Saiba mais e assista aos filmes na plataforma de streaming Itaú Cultural Play.

Veja também