Em agosto, a Itaú Cultural play recebe a mostra de filmes da cineasta Alice Riff, que trabalha na busca de encontros sensíveis com o real. Narrar histórias existentes, mas nunca contadas, é o que define o gesto criativo da diretora. Refletir sobre como elas podem ser contadas é também a base de sua obra documental, que supera os estereótipos e está sempre atenta às personagens, sejam elas estudantes, rappers, imigrantes bolivianos ou a comunidade trans em São Paulo.

A programação inclui quatro documentários que já circularam – Eleições (2019), Meu corpo é político (2017), Orquestra invisível Let’s Dance (2016) e Cidade improvisada (2011) – e um título inédito, que só passou por festivais, o filme Platamama (2018), lançado nacionalmente nesta sexta-feira, 5 de agosto, pela IC play.

Confira abaixo informações sobre os trabalhos em destaque:

Cidade improvisada (2011)

Um homem aparece caminhando sobre a proteção lateral de um viaduto, enquanto a cidade de São Paulo ganha o destaque da imagem.
Cidade improvisada mostra MCs brasileiros que fazem improvisação de rap sobre a cidade que vivem (imagem: Fábio Riff e Paula Esteves)

Cidade improvisada reúne 16 MCs brasileiros que fazem improvisação de rap (freestyle) para rimar sobre a cidade que vivem, seus problemas e questões. Nesses encontros, um MC batalha contra o outro, para mostrar quem é melhor na improvisação.

Orquestra invisível Let’s Dance (2016)

Um homem idoso, de óculos de grau, aparece segurando um disco de vinil nas mãos.
Orquestra invisível Let’s Dance conta a história de Seu Osvaldo (imagem: Fábio Nascimento)

O filme conta a história de Seu Osvaldo, o primeiro DJ do Brasil.

Meu corpo é político (2017)

Um homem aparece durante uma apresentação. Ele segura o microfone e ergue um dos braços. Ele usa uma coroa dourada na cabeça e passou um brilho na mesma cor no rosto e corpo.
Meu corpo é político mostra o dia a dia de quatro militantes LGBT (imagem: divulgação)

O cotidiano de quatro militantes LGBT na periferia de São Paulo. A partir da intimidade e do contexto social dos personagens, o documentário levanta questões contemporâneas sobre a população trans e suas disputas políticas.

Platamama (2018) – estreia nacional

Uma mulher lava roupas na área externa da casa, enquanto um homem a observa. Ele está de pé na porta e usa boné e correntes no pescoço. As paredes da casa são pintadas de amarelo e estão desgastadas.
Platamama conta a história de uma família de imigrantes em São Paulo (imagem: divulgação)

Uma família de bolivianos deixa para trás seu país e sua cultura em busca do deus que está nas grandes cidades, o Platamama. O documentário acompanha essa família de imigrantes que vive em São Paulo e trabalha costurando roupas para grandes marcas. O filme apresenta uma vida vinculada ao trabalho, sob uma condição de suspensão: não estão em sua terra de origem e também não estão em terra nenhuma.

Eleições (2019)

Na imagem, quatro jovens aparecem juntos em meio a cidade. Dois deles estão sentados e olha para a câmera, que capta de baixo para cima.
Eleições (2019) mostra quatro grupos de estudantes, com opiniões e visões de mundo diferentes (imagem: Vinicius Berger)

Em época de eleições para o grêmio estudantil, secundaristas se organizam para a corrida eleitoral. Quatro grupos de estudantes, com opiniões e visões de mundo diferentes, criam propostas, debatem estratégias e lutam por melhorias na escola.

No mês de junho, a IC play celebrou um ano de seu lançamento com muitas novidades em seu catálogo de filmes, séries, programas de TV, festivais e mostras temáticas. Para acompanhar todas as atualizações, fique de olho na nossa seção Itaú Cultural play. Você também pode assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades da plataforma.

Veja também