Qual é a história de sua maior saudade?

No momento me vem uma saudade muito grande de Belém (PA), que, desde 2013, é um lugar que sempre visito. Descobri Belém quando expus meu trabalho no Salão de Arte Pará. Estou com saudades dos meus amigos da cidade, de estar no rio, de ir para a Ilha do Combu, de tomar banho de chuva, de descobrir aquele lugar que me encantou e que, de certa forma, mudou minha maneira de produzir e trabalhar. Acho que tem uma Juliana antes e pós o encontro com o Pará. Um lugar com energias potentes e de muitos afetos, amizades e cultura, onde me sinto acolhida. Neste momento de repercussões intensas sobre meu último trabalho, Diva, essas perguntas ganham outra conjuntura. Sinto vontade de voltar para os braços de Belém.

O que a emociona em seu dia a dia?

Eu vivo nos últimos anos num contexto que mescla cidade e áreas mais isoladas em contato com a natureza. Acho que na cidade – imersos nesta conjuntura de sociedade neoliberal e neste mundo precário onde todos lutam pela sobrevivência e o tempo se torna dinheiro – me emociona gestos e pequenas atitudes de pessoas que eu não imaginaria que teriam tal sensibilidade – seja na rua, seja no ônibus ou no supermercado. A gente vive tão pressionado por este sistema capitalista que a sensibilidade vira essa poesia que há no ser humano, essa poesia sobre a qual colocamos mil camadas. Emociona-me bastante vê-la escapando. E na natureza são os animais e as árvores, principalmente quando estou só. Eu sou uma pessoa só, sempre morei sozinha e tenho uma relação boa com a solitude. Eu me dou muito bem comigo mesma, e quando tenho um contato com a natureza é realmente uma experiência muito sensível.

Como você se imagina no amanhã?

É difícil pensar no amanhã, já que ele foi retirado de nós. Não temos a possibilidade de pensar no futuro, principalmente no meio de uma pandemia. Costumo não pensar, na verdade. Mas, independentemente das circunstancias de fins do mundo – estamos vivendo vários fins de mundos –, penso em duas possibilidades: morrer de câncer mais cedo, antes de poder envelhecer – algo que acontece muito, infelizmente; ou viver e poder envelhecer com os amigos mais próximos, ou num lugar mais reservado próximo à natureza, com animais. Mas sempre me vejo só, rodeada de bichos, com espaço mais natural.

Quem é Juliana Notari?

Essa é difícil de responder. Cada indivíduo é tão múltiplo, são tantas subjetividades que atravessamos na nossa experiência de vida. São fases e etapas em que diferentes subjetividades aparecem. O indivíduo fecha a gente em si mesmo, não dá a possibilidade de devir para o universo, de devir para a existência. Estamos sempre entrando em devir neste processo de existência. Mudamos. Mas, dentro deste processo e destas várias Julianas que perpassam por mim, algo tem uma certa estranheza. Sempre me senti meio estranha no mundo, nos gostos, nos hábitos, na maneira como me alimento e me comporto, mas é um estranhamento bom. Rico. Meu apelido na adolescência era “Carry, a Estranha”. Esse estranhamento me possibilita deparar com a lida cotidiana, faz com que eu me abra para conhecer outros mundos que minha própria obra me apresenta – não à toa sou artista. Meu trabalho me coloca como estranha de mim mesma. Isso é muito bom. Sou uma pessoa aberta ao estranho, sem nenhuma possibilidade de recuo.

Juliana Notari (imagem: divulgação)

Um Certo Alguém
Em Um Certo Alguém, coluna mantida pela redação do Itaú Cultural (IC), artistas e agentes de diferentes áreas de expressão são convidados a compartilhar pensamentos e desejos sobre tempos passados, presentes e futuros.

Os textos dos entrevistados são autorais e não refletem as opiniões institucionais.

Veja também
Esmir Filho

Esmir Filho, um certo alguém

“Eu só sinto saudade de coisas que eu nunca vivi. Porque todas as coisas boas procuro aproveitar ao máximo”, diz o cineasta