Cresce a cada dia a demanda por novos pontos de vista na construção das narrativas e por novos talentos nas mais diferentes áreas da produção audiovisual. Grandes agentes do mercado estão atentos a essas mudanças e buscam novos profissionais no mercado. Mapeamentos organizados por empresas e entidades têm colaborado para acelerar o processo de inclusão.

No depoimento, Naiara Leite, gerente de políticas de diversidade da Rede Audiovisual de Inclusão Orquestrada (RAIO), fala sobre a criação de uma política consistente de diversidade racial e de gênero, visando propiciar um setor audiovisual mais diverso.

Fotografia colorida de Naira Leite, uma mulher negra, com cabelo cacheado e curto. Ela está com o rosto levemente inclina para o lado, sorrindo, com a mão na altura do pescoço.
Naiara Leite é gerente de políticas de diversidade da Rede Audiovisual de Inclusão Orquestrada (RAIO) (imagem: acervo pessoal)

De 23 a 27 de agosto de 2021, a edição Encontros de Cinema – Gestão do audiovisual enfatiza como o planejamento, a organização e o monitoramento de processos são vitais para a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva do setor.

Veja também