por Isabella Candido da Silva

 

Com o isolamento social e todo o impacto psicológico gerado pela pandemia de covid-19, assistimos ao aumento da discussão sobre o quanto as manifestações artísticas podem ser um escape num momento como este. Vimos através dos meios digitais o aumento do consumo de arte, que se tornou uma forma não só de fugir do caos, mas também de se comunicar e trocar informações.

Numa realidade na qual não existem toque, presença ou troca, as pessoas interagem e buscam entretenimento na internet e, assim, lives, conteúdos por streaming, YouTube e demais redes sociais se tornaram a forma de artistas interagirem e levarem suas produções ao público.

Ao mesmo tempo que esses artistas buscam formas de manter a produção e o contato com seus espectadores, como o restante da população, eles também tiveram sua vida pessoal e profissional totalmente transformada pela pandemia. Diante de todo o impacto, depararam-se com a necessidade de aprender a se reinventar, buscar alternativas para manter o sustento e lidar com o abalo psicológico e suas consequências no fazer artístico.

Selecionada pelo edital de emergência Arte como Respiro | Música – que em maio de 2020 selecionou 200 artistas musicais do Brasil todo –, a cantora e compositora Ceumar precisou mudar a rota e se readaptar. Em 2020, ela faria parte do segundo ano do projeto Sonora Brasil. Em 2019, foram, ao todo, 42 apresentações pelo Brasil através do Sesc Nacional; portanto, a expectativa para o ano passado não era menor. “Seria o segundo ano desse projeto chamado Licas Femininas. Somos três cantoras no palco: Déa Trancoso, Cátia de França e eu. E nós então faríamos mais de 40 apresentações em 2020. Acho que essa foi a grande perda do ano passado em termos de trabalho e expansão. Em outubro de 2019, eu tinha lançado também meu oitavo álbum, Espiral, e estava muito confiante de que poderíamos fazer vários shows, o que não aconteceu”, conta Ceumar.

Embora tenha tido seus planos interrompidos, a cantora acredita na espontaneidade das coisas e, desde o início do isolamento, decidiu enfrentar o que viesse com naturalidade, tirando um tempo para observação e para sentir esse novo momento que ainda estava se desenvolvendo. “Como artista independente que sou, e como eu já vinha desenvolvendo minha carreira nesses mais de 20 anos, sou bastante econômica, acredito muito na espontaneidade da criação e da resposta, então não me vi em uma situação de desespero e de necessidade de fazer mil coisas”, diz. “Acredito que, do meu jeito, continuei e continuo fazendo as coisas no meu tempo, não tenho grandes expectativas nesse momento nem com o momento que já conheço da minha carreira e das coisas que produzo.”

Fotografia colorida da cantora Ceumar. Ela olha para a câmera, com uma blusa vermelha, brincos de argola e batom bordô.
Ceumar (imagem: Julia Rodrigues)

A artista enfrenta agora um momento único, buscando nuances e se dedicando a outras atividades, mas vê o tempo como um estudo precioso de uma nova linguagem. “Eu, por exemplo, estou gostando de aprender e observar outros artistas, como cada um está se movimentando, buscando. A gente aprende bastante”, afirma.

Ceumar tem participado de algumas reuniões que discutem formas de se manter trabalhando virtualmente, garantindo os direitos e as remunerações, para que os artistas consigam sobreviver minimamente através das mídias e redes sociais. Afinal, os benefícios desse aumento do consumo de arte precisam chegar aos profissionais que a fazem. “Eu acho que a música, as artes em geral, têm muito a ganhar com esse momento e esse novo jeito de utilizar as mídias sociais. Creio que ainda estão surgindo possibilidades para que a gente saiba e possa usá-las. Vejo muito positivamente, mas ainda estamos caminhando para descobrir possibilidades de ter remuneração por todo o material que oferecemos”, finaliza.

Criação coletiva

Quando se trata de uma banda, a renda que vem dos shows não sustenta apenas um, mas todos os integrantes que trabalham juntos para produzir e levar sua arte ao público. Para A Timeline, manter a remuneração por seus trabalhos representa um dos maiores desafios desde o início da pandemia. “Acreditamos que os desafios atravessam diversas esferas. No campo concreto, temos a necessidade de conseguir continuar a fazer com que a música seja provedora de nosso sustento, mas sabemos que perdemos algo fundamental, que está na ponta do que fazemos, que é a troca com o público. Shows eram até então a forma que conhecíamos e praticávamos para tirar nosso sustento, além de gravações e aulas”, diz Lucas Cirillo, gaitista da banda.

No final de 2019, o grupo apresentou o álbum Oroboro, seguido de um grande show de lançamento pelo Itaú Cultural, em fevereiro de 2020, algumas semanas antes do início da quarentena. Segundo a banda, o evento foi essencial para mostrar ao público o fruto de tanto afinco e dedicação com o álbum e seus desdobramentos. Para 2020, o trio tinha grandes planos de circular com o trabalho, mas todos foram frustrados devido ao cancelamento dos shows presenciais.

“Não conseguimos adaptar a agenda que era física para o digital, mas pudemos pensar e trabalhar um material visual a partir de escolhas estéticas em que acreditamos e assim seguiremos. Então, a forma como estamos nos adaptando a essa realidade é irmos pautando audiovisualmente uma linguagem e estética que acreditamos se comunicar com todo o conceito de Oroboro”, diz Cirillo.

A banda também foi uma das participantes do Festival Arte como Respiro, que exibiu apresentações de artistas de diferentes linguagens ao longo de 2020 e começo de 2021. A Timeline produziu um vídeo com três composições de Oroboro: "Mojuba", "Timeline" e "Sete flechas". O material foi gravado todo a distância e depois os integrantes foram juntando suas produções individuais.

Timeline Trio é um grupo formado pro três homens, na casa dos 25-30 anos. Os três são brancos, possuem barba rala e cabelos curtos. Vestem roupas pretas e amarelas.
Timeline Trio é formado por Lucas Cirillo (gaita), Kau (bateria e programações eletrônicas) e Vitor Arantes (teclados e piano) (imagem: divulgação)

A Timeline nasceu do exercício da criação coletiva através de uma prática espontânea e livre, o que faz com que todo o seu fazer artístico seja coletivo e compartilhado. Com o isolamento, essa troca feita entre os integrantes presencialmente precisou se readaptar ao remoto. “Existe um momento muito particular quando a gente está criando, no qual sentimos que a conexão foi estabelecida, e nessa hora a gente se emociona, arrepia, toca com a alma. Essa preciosidade, além de tudo, nos traz uma paz de espírito e segurança sobre ser aquilo mesmo que deveríamos estar fazendo naquele momento. Completude que fala, né?”, conta Cirillo. “Com a pandemia tivemos que ligar nossos bluetooths internos e nos conectar com a criatividade mais intelectual, uma vez que não tem como a gente tocar a distância com a simultaneidade do ao vivo.”

Assim como Ceumar, a banda decidiu respeitar seu tempo e toda a espontaneidade da arte. Para eles, o isolamento social foi também aplicado à virtualidade das relações. Pensando na saúde mental de seus integrantes e na valorização e retorno de suas produções, escolheram se resguardar e se fortalecer internamente para o novo ano e tempos melhores.

“Se antes a música já estava sendo desvalorizada social e institucionalmente, agora nos era nítido que, além de oferecermos nossa arte, nossa cura, nossa expressão de alma, além de não termos a troca energética com o público, não teríamos a valorização material também. Pareceu-nos que não haveria o equilíbrio das trocas nesse caso”, explica Cirillo. “Então, decidimos de início que não faríamos lives se não houvesse as devidas condições de expressar a complexidade do nosso trabalho. Além da verba, nossa condição emocional, espiritual e mental deveria estar fortalecida para podermos performar nesse palco virtual.”

Todos esperam ansiosamente a volta do contato direto com o público. Nada supera os shows e toda a troca que proporciona a nutrição energética necessária para a produção de seus trabalhos. Para ambos, esse é o grande barato.

Veja também
Mulher de meia idade está sentada em um vagão de metrô vazio. Ela usa máscara.

Pandemia de coronavírus, um ano depois

Em um ano, aqui no site do Itaú Cultural, refletimos sobre os impactos da pandemia no setor cultural e demos vozes e palco virtual a artistas de várias áreas