>> AVISO <<

show do duo A Corda em Si, que aconteceria no domingo 27, foi cancelado. Os artistas estão com covid.

***

O ||entre|| arte e acesso, ciclo sobre acessibilidade nos campos da arte e da cultura, acontece entre os dias 24 e 27 de novembro na sede do Itaú Cultural (IC). Encontros com os selecionados, mesas e convocatórias fazem parte do evento, além de apresentações especiais. 

O evento, que é anual, ocorre desde 2016 e já trouxe programações nas mais diferentes linguagens e deficiências. Em 2022, ele volta à sua versão presencial atuando em duas frentes: no edital ||entre|| arte e acesso e na programação artística. 

Neste ano, foram selecionados oito artistas de diversas regiões do país e áreas de expressão. Os escolhidos passaram por mentoria com o professor e artista de dança, de performance e de teatro Edu O, e com o diretor, roteirista, ator e jornalista Pedro Henrique França.

Confira a lista de selecionados aqui.

Veja também:
>>Arte e acesso – portfólio coletivo de artistas com deficiência mapeia trabalhos em diferentes áreas

Programação para o público

Em sintonia com o projeto ||entre|| arte e acesso, o IC recebe nos dias 25, 26 e 27 de novembro três espetáculos: a peça Oi, eu estou aqui e os shows do duo A Corda em Si [show cancelado] e da cantora Izalú. As apresentações contam com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras), audiodescrição e legendas. 

Oi' eu estou aqui

No dia 25 de novembro, o IC recebe a peça Oi' eu estou aqui, primeiro espetáculo solo profissional atuado e coescrito por uma artista com Síndrome de Down. Tathi Piancastelli interpreta Ana, uma mulher determinada a enfrentar obstáculos para realizar seus objetivos de vida e conquistar sua independência e autonomia. A cada ato, uma nova vitória: o direito de morar sozinha, o direito à educação e, finalmente, o direito ao amor.

Uma mulher usando um vestido branco posa sentada em um banco e com os braços apoiados em uma mesa. Sobre o móvel há diferentes objetos, como um laptop e uma taça.
Espetáculo "Oi' eu estou aqui" (imagem: Marcelo Murbachi)

Oi' eu estou aqui [com interpretação em Libras e audiodescrição]
sexta 25 de novembro de 2022
às 20h
[duração aproximada: 45 minutos]
Sala Itaú Cultural – 190 lugares

[Classificação indicativa: 10 anos]

Reserve seu ingresso [a partir de 16 de novembro, às 12 horas, até esgotar]

Yzalú

A cantora, rapper, compositora e violonista Yzalú se apresenta na Sala Itaú Cultural no dia 26 de novembro. Artista com 18 anos de carreira, Yzalú inova ao unir o violão ao rap, fazendo fusões com a MPB, o samba jazz e o afrobeat. Seu primeiro álbum, Minha bossa é treta, lançado em 2016, consolida um trabalho original, vencedor de prêmios e tido como um dos melhores álbuns daquele ano. Em 2019, ela lançou o EP Quântica, uma parceria com Shirley Casa Verde. Com uma deficiência física, a artista demonstra, ao lado de outros artistas desta geração, a existência de pessoas diversas, plurais em suas particularidades, rompendo paradigmas socioculturais.

Foto em preto e branco da artista Yzalú. Yzalú é uma mulher negra, de cabelos longos e encaracolados e usa um brinco em formato geométrico.
Yzalú (imagem: Thiago Drummond)

Yzalú [com interpretação em Libras e audiodescrição]
sábado 26 de novembro de 2022
às 20h
[duração aproximada: 70 minutos]
Sala Itaú Cultural – 190 lugares

[livre para todos os públicos]

Reserve seu ingresso [a partir de 16 de novembro, às 12 horas, até esgotar]

Duo A Corda em Si [SHOW CANCELADO] 

No dia 27 de novembro, o IC recebe o show do duo A Corda em Si, formado pelos músicos Mateus Costa e Fernanda Rosa, ambos deficientes visuais. Com rara combinação de contrabaixo e voz e construindo uma sonoridade intimista e profundamente emocional, a dupla apresenta releituras de canções brasileiras. O duo, que começou sua parceria em 2009, em Florianópolis (SC), possui dois álbuns gravados, O som do vazio (2010) e Sinfonia azul (2014), e o DVD LivreMente (2018).

Fotografia colorida do duo A Corda em Si. Na imagem, Fernanda Rosa e Matheus Costa estão frente a frente, com um baixo acústico entre os dois. Ao fundo, uma paisagem com grama e areia. Fernanda usa vestido preto e um ramo de folha enrolado na cabeça e pescoço. Matheus veste camisa cinza e chapéu preto.
A Corda em Si (imagem: Antonio Rossa)

>> CANCELADO <<
A Corda em Si
[com interpretação em Libras e audiodescrição]
domingo 27 de novembro de 2022
às 19h
[duração aproximada: 70 minutos]
Sala Itaú Cultural – 190 lugares

[livre para todos os públicos]

Confira as informações sobre a reserva de ingressos para eventos presenciais.

Veja também