Classificação indicativa: 14 anos
 

No mês de novembro, o Roda de leitura, projeto do Itaú Cultural (IC) que busca estimular a leitura compartilhada, traz programação voltada para os quadrinhos. No dia 30 de novembro, às 19h30, o encontro conta com a participação do autor, músico e artista plástico Manu Maltez. O bate-papo aborda a obra O rabequeiro maneta e a fúria da natureza, projeto multidisciplinar composto de disco, livro e filme de animação, apoiado pelo programa Rumos Itaú Cultural.

Veja mais:
>> Rumos 2015-2016: O rabequeiro maneta e a fúria da natureza

Em O rabequeiro maneta e a fúria da natureza, um músico de forró recém-chegado a São Paulo acorda sem a mão esquerda, depois de uma noite de amor com uma cantora que ele conheceu em um “risca faca”, no centro da cidade. Sem conseguir se lembrar do que aconteceu, sem dinheiro e sem poder tocar, ele resolve ir atrás da cantora. Sua única pista: uma carteira de identidade de um certo João Gilberto, nascido no Boqueirão da Onça, no sertão da Bahia, encontrada embaixo de sua cama. A história conta a saga do personagem, que se aventura entre cidade e sertão, feminino e masculino, homem e animal.

Capa da obra O Rabequeiro maneta e a fúria da natureza, de Manu Maltez. Na imagem, há um desenho de uma onça sobre um homem, com a focinho sobre seu pescoço. Do lado esquerdo da imagem é possível ver o nome da obra e o nome do autor.
Capa da obra O rabequeiro maneta e a fúria da natureza, de Manu Maltez (imagem: divulgação)

Os ingressos para o evento ficam disponíveis a partir de 16 de novembro, às 12 horas, na plataforma da Inti.

Manu Maltez é artista múltiplo. Trabalha com música, imagem e palavra. É autor de diversos livros, entre eles, o de desenhos O corvo, vencedor do Prêmio Jabuti em 2010; Desequilibristas – versos para declamar sobre um skate pela cidade em chamas, vencedor do Prêmio FNLIJ 2015; e o livro-disco-animação O rabequeiro maneta e a fúria da natureza, apoiado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2015-2016. Ele gravou diversos discos, como O diabo era mais embaixo (2014), também lançado no formato de um disco-filme que mistura cinema e animação. Como artista plástico, realizou diversas exposições no Brasil e no exterior.

Fotografia colorida do artista Manu Maltez. Manu Maltez é um homem de barba curta. Ele usa um óculos de armação preta, chapéu de palha, camisa branca e em sua mão esquerda usa uma luva em formato de pata de onça.
Manu Maltez (imagem: divulgação)

O Roda de leitura propõe a fruição e a troca entre participantes de todo o país interessados por literatura e com diferentes experiências com o ato de ler. O ponto de partida é o acervo da Biblioteca Itaú Cultural, de onde são escolhidos textos curtos para ser trabalhados, alternando-se sempre os gêneros entre prosa, poesia e quadrinhos.

Roda de leitura: em quadrinhos – Manu Maltez [com interpretação em Libras]
quarta 30 de novembro de 2022
às 19h30
[duração aproximada: 60 minutos]
on-line – plataforma da Inti/Zoom

[classificação indicativa: 14 anos]

Reserve seu ingresso [a partir de 16 de novembro, às 12 horas, até esgotar]

Atividade gratuita

Veja também