Com patrocínio do Itaú e apoio do Itaú Cultural (IC), a 27ª edição do É tudo verdade – festival internacional de documentários acontece de 31 de março a 10 de abril em formato híbrido – com sessões presenciais em São Paulo e no Rio de Janeiro e on-line –, exibindo um total de 77 obras de 34 países diferentes, além da tradicional Conferência internacional do documentário, que neste ano chega à 19ª edição.
O tema de 2022 é o patrimônio do cinema documental. Os quatro debates vão girar em torno dos 80 anos da filmagem no Brasil do inacabado It’s all true, de Orson Welles; dos 40 anos das gravações de Chico Antônio, o herói com caráter, de Eduardo Escorel; e da reconstrução de um documentário do mestre soviético Dziga Vertov, História da guerra civil (1921).
A conferência será transmitida nesta página nos dias 6 e 7 de abril. As mesas foram pré-gravadas e serão exibidas em dois períodos, às 11h e às 15h. Veja os detalhes na aba Programação.
Veja abaixo as mesas já realizadas:
40 anos de Chico Antônio, com Eduardo Escorel e Carlos Augusto Calil:
A guerra civil por Viertóv, entrevista de Nikolai Izvolov a Luiz Felipe Labaki:
80 anos de "It's all true", entrevista de Myron Meisel a Amir Labaki:
Mostra de filmes na Itaú Cultural Play
Entre as plataformas de streaming que irão abrigar a programação, a Itaú Cultural Play exibirá a competição brasileira de curtas-metragens de 1o a 10 de abril. Acesse itauculturalplay.com.br.
19ª conferência internacional do documentário
quarta 6 e quinta 7 de abril de 2022
às 11h e às 15h on-line – site e YouTube do IC
Carla Italiano e Claudia Mesquita assinam a curadoria da mostra on-line do “forumdoc.bh”
07/04/2022 QUINTA-FEIRA - 15h às 16h10
80 anos de “It’s all true” – novas abordagens brasileiras
com Laura Godoy e Josafá Veloso
Dois jovens pesquisadores brasileiros que elegeram a passagem de Orson Welles pelo Brasil como tema de trabalho analisam as repercussões do episódio à luz do aniversário de 80 anos da produção de It’s all true.
Vídeo em português com interpretação em Libras.
Laura Godoy
Produtora e pesquisadora. Sócia da produtora Ventura, trabalhou em filmes como Vozes de Paracatu e Bento (2018), de Walter Salles. Dirigiu o curta-metragem Exsicata e desenvolve o projeto Welles na terra do silêncio.
Josafá Veloso
Doutorando em cinema pela ECA/USP e mestre em estudos contemporâneos das artes pela Universidade Federal Fluminense. Estudou documentário na Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV), em Cuba. Dirigiu o longa Banquete Coutinho (2019), sobre a obra de Eduardo Coutinho.
O crítico e produtor norte-americano Myron Meisel concede uma entrevista a Amir Labak, diretor do festival, sobre o documentário It’s all true, que codirigiu com Bill Krohn em 1993, a partir do material filmado por Orson Welles no Brasil nos anos 1940.
Vídeo em inglês com legendas em português e interpretação em Libras.
Amir Labaki
Fundador e diretor do É tudo verdade – festival internacional de documentários, dirigiu o Museu da Imagem e do Som de São Paulo e foi membro do conselho do Festival internacional de documentários de Amsterdã (IDFA). Autor de livros como O cinema dos anos 80 (1992), escreve a coluna semanal “É tudo verdade” no Valor Econômico.
Myron Meisel
Considerado pelo Cahiers du Cinéma o Melhor Crítico de Cinema da América, publicou em veículos como Rolling Stone, New York Times, Los Angeles Times, Village Voice, Hollywood Reporter e Movieline. Autor de monografias sobre John Cassavetes e Michael Curtiz, estreou na direção em It’s all true, que também roteirizou.
Durante a entrevista, Nikolai Izvolov fala a Luis Felipe Labaki da reconstituição do filme de Dziga Viértov (1896-1954) sobre a guerra civil russa, o qual captura um período crucial do século XX e mostra figuras históricas, como Leon Trotsky, em ação.
Vídeo em inglês com legendas em português e interpretação em Libras.
Luis Felipe Labaki
Cineasta, pesquisador e tradutor, também é membro do comitê de seleção do É tudo verdade. Foi um dos curadores da retrospectiva 100: de volta à URSS na 22ª edição do festival. É organizador e tradutor de Cine-olho: manifestos, projetos e outros escritos, coletânea de textos do cineasta Dziga Viértov (Editora 34, 2022). Atualmente, é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).
Nikolai Izvolov
Historiador e chefe do departamento de história do Cinema Art Institute de Moscou, na Rússia. Com um método inovador, que combina pesquisa e criação, reconstruiu obras clássicas de Dziga Viértov, Aleksandr Medvedkin e Lev Kuleshov. Colaborou ainda com Chris Marker em The last bolshevik (1993).
No centenário da Semana de 22, Eduardo Escorel, realizador de Chico Antônio, o herói com caráter, lembra seu encontro com o personagem-título, um cantador de coco descoberto por Mário de Andrade nos anos 1920.
Vídeo em português e com interpretação em Libras.
Carlos Augusto Calil
Gestor cultural, professor universitário, diretor de cinema e escritor. Dirigiu a Embrafilme (1979-1982) e a Cinemateca Brasileira (1987-1992) e foi secretário municipal de Cultura de São Paulo.
Eduardo Escorel
Dirigiu, entre outros documentários, SARS-CoV-2 – o tempo da pandemia, Imagens do Estado Novo 1937-45, Paulo Moura – alma brasileira,O tempo e o lugar e Deixa que eu falo. Montou Terra em transe, Cabra marcado para morrer, Santiago e No intenso agora, entre outros, e publicou o livro Adivinhadores de água. Também escreve uma coluna semanal no site da revista Piauí.
A Revista Observatório Itaú Cultural aborda nesta edição o processo de construção de uma metodologia para calcular o PIB da Economia da Cultura e das Indústrias Criativas (Ecic) no Brasil
Três obras já foram lançadas pela editora, situada em Ubatuba, que trabalha artesanalmente com material coletado; conheça este projeto “Rumos Itaú Cultural”