Classificação indicativa: Livre
 

Em 95 anos, Tônia Carrero (1922-2018) fez de sua vida o que queria ter feito. A começar por crer, ela própria, em sua vontade obstinada de se tornar artista. Artista da interpretação. Atriz – trabalho que, lá pela metade do século XX, era, para muitos, matéria de desagrado. Tônia, porém, não se importou com a aspereza alheia, tampouco esperou que a profissão a chamasse: ela escolheu os palcos. E as câmeras. Tomada por essa escolha, construiu a trajetória que o programa Ocupação Itaú Cultural, em sua 56a edição, celebra.

Veja também:
>>Ocupação Tônia Carrero: confira a publicação
>>Itaú Cultural recebe o espetáculo “Navalha na carne” em homenagem à atriz Tônia Carrero
>>Netos de Tônia Carrero fazem leitura dramatizada celebrando a avó
>>IC play recebe mostra em homenagem a Tônia Carrero

>>Ocupação Tônia Carrero: visitas presenciais com grupos

Por meio de fotos, vídeos, textos, documentos e demais objetos, a busca contemplar várias facetas da homenageada: da imagem de diva ao profissionalismo, da inteligência ao humor delicado, da sofisticação ao enfrentamento (da mãe e da censura, por exemplo). E, em especial, ressalta-se um de seus principais traços: a alegria de ser atriz, de surpreender a plateia, de renovar sempre as emoções (as suas e as dos espectadores).

Realizada no ano do centenário da artista, a Ocupação Tônia Carrero se estenderá ainda para uma publicação e um site, a serem lançados na abertura do projeto (13 de agosto de 2022), em um percurso que ressoa a exclamação tão usada por Tônia: ma-ra-vi-lha!

Tônia Carrero na peça Ela é Bárbara (1993) | foto: acervo da família

Recursos de acessibilidade

Na Ocupação Tônia Carrero, o início da visita é marcado pelo mapa tátil, no qual se identifica o trajeto do piso podotátil existente ao longo da exposição. Seguindo por esse percurso, o público passa por oito audiodescrições e duas paradas com objetos táteis, que revelam diferentes aspectos da trajetória da artista em diálogo com algumas das obras expostas.

Os trechos apresentados do filme Tico-tico no fubá e um vídeo sobre o histórico da greve dos artistas que contou com a participação da atriz também possuem audiodescrição. O espaço ainda dispõe de seis videoguias, além de outros vídeos com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legendas em português.

Ocupação Tônia Carrero
visitação de 13 de agosto a 6 de novembro de 2022
terça a sábado 11h às 20h
domingo e feriados 11h às 19h

piso térreo

Entrada gratuita
Itaú Cultural – Av. Paulista, 149, São Paulo

[livre para todos os públicos]

Veja também