Classificação indicativa: Livre
 

Em parceria com o jornal Folha de S.Paulo, o Itaú Cultural (IC) realiza em 15 de setembro, às 16 horas, a terceira edição do seminário Vida cultural, que se dedica a mapear como se dão, hoje, as nossas relações com a cultura. Com transmissão on-line, o evento tem duas mesas de debate: “A volta ao presencial”, que discute o comportamento pós-pandemia dos públicos de eventos culturais; e “Os influenciadores das atividades culturais”, que aborda o modo como o brasileiro se informa sobre cultura.

Veja também:
>> Itaú Cultural e Datafolha divulgam a terceira edição da pesquisa Hábitos culturais

Assista às conversas pelo YouTube do Itaú Cultural ou pelo site da Folha. O evento é fruto da terceira edição da pesquisa Hábitos culturais, estudo realizado pelo IC e pelo Datafolha que contatou 2.240 entrevistados de todo o país, homens e mulheres, entre 16 e 65 anos. Acesse a pesquisa aqui e confira abaixo detalhes do seminário.

Terceiro seminário Vida cultural
quinta 15 de setembro
das 16h às 18h 

mesa 1 – A volta ao presencial 
às 16h
com André Acioli, João Luiz de Figueiredo, Roberto Gervitz e Rosi Campos
mediação Eduardo Saron

Na pós-pandemia, diminuiu no Brasil a frequência de visitação a cinemas, teatros, shows e outras atividades artísticas presenciais. Esse dado sugere várias questões, entre elas: O medo da contaminação ainda afasta o público de lugares fechados? O home office – que permite que se more longe dos centros urbanos – contribui para isso? Ou o coronavírus fortificou uma tendência já existente de troca do presencial pelo on-line? E, diante disso, quais podem ser as estratégias dos espaços culturais para atrair consumidores?

André Acioli é gestor de teatro e curador.
João Luiz de Figueiredo é professor de economia criativa da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Roberto Gervitz é diretor e roteirista cinematográfico.
Rosi Campos é atriz
Eduardo Saron é presidente da Fundação Itaú.

mesa 2 – Os influenciadores das atividades culturais
às 17h
com Carol Moreira, Inácio Araujo, Manuel da Costa Pinto e Patrick Torres  
mediação Marcos Augusto Gonçalves

A maioria dos brasileiros se informa sobre cultura pelas mídias sociais, especialmente pelo YouTube, ou por indicação de amigos e parentes. Tendo em vista esse cenário, qual é o papel da tradicional crítica de arte hoje? Os influenciadores substituíram os críticos? Como engajar e fidelizar públicos nesse contexto?

Carol Moreira é youtuber e podcaster
Inácio Araujo é crítico de cinema.
Manuel da Costa Pinto é crítico de literatura.
Patrick Torres é booktober e podcaster.
Marcos Augusto Gonçalves é editor do caderno Ilustríssima, da Folha de S.Paulo.

Veja também