Classificação indicativa: Livre
 

No dia 1º de setembro de 2021, às 17h, o projeto Roda de leitura conversa sobre “Pequenas profissões”, texto de João do Rio, presente na obra A alma encantadora das ruas (1908). No escrito selecionado, o autor olha, de modo arguto, para trabalhadores invisibilizados no espaço urbano, sensível a uma questão pouco focada no início do século XX.

João do Rio representa o pseudônimo mais conhecido de Paulo Barreto (1881-1921), jornalista, cronista, dramaturgo e tradutor carioca, considerado o pioneiro do jornalismo moderno. Ele publicou o primeiro grande estudo sobre religiões de matriz africana no Brasil, além de ter traduzido e divulgado por aqui o trabalho do escritor irlandês Oscar Wilde.

Em razão do centenário de morte do autor, o professor Gilberto Figueiredo Martins reflete sobre o impacto da trajetória do também membro da Academia Brasileira de Letras (ABL):

Veja também:
>>João do Rio e sua derradeira fulguração

Reserve seu ingresso para o encontro neste link ou no botão abaixo.

Atenção: o texto para leitura será disponibilizado no dia 25 de agosto na área de Ingressos, no canto superior direito do seu login na Sympla. Localize o evento, clique em acessar evento e veja os conteúdos disponíveis no menu do lado esquerdo da tela.

Roda de leitura | foto: Girafa Não Fala

Roda de leitura é um projeto que visa incentivar o exercício da leitura compartilhada. Em encontros quinzenais e independentes entre si, textos curtos – alternados entre prosa e poesia – são objeto de reflexão e troca. Os encontros são mediados pela professora Renata Pimentel e pela poeta Ana Estaregui.

Roda de leitura – um dedo de prosa: João do Rio [com interpretação em Libras]
quarta 1 de setembro de 2021
às 17h
[duração aproximada: 90 minutos]
on-line – plataforma Sympla/Zoom

[livre para todos os públicos]

Atividade gratuita

Reserve seu ingresso
 [a partir de 18 de agosto, às 12h, até esgotar]

Saiba como acessar a transmissão via Sympla.

Veja também