Classificação indicativa: Livre
 

Afonso Henriques de Lima Barreto (Rio de Janeiro, 1881 – Rio de Janeiro,1922), ou simplesmente Lima Barreto, foi um romancista, contista, cronista e jornalista brasileiro. Definida pelo próprio autor como “militante”, sua obra está quase inteiramente voltada para a investigação das desigualdades sociais e da hipocrisia e falsidade dos homens.

Veja também
>>
Poemas de Augusto dos Anjos são tema da “Roda de leitura”
>> Conheça mais sobre a história de Lima Barreto na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras

Os contos lidos nesta Roda de leitura são curtos, mas refletem os temas caros ao autor, assim como sua visão de mundo. Os temas dos subalternizados estão presentes nas duas histórias – “A mulher do Anacleto” e “O caçador doméstico” –, que são porta de entrada para a obra desse autor fundamental para pensar o Brasil.

“A mulher do Anacleto” é um conto curto e de fácil entendimento. Narra a história da mencionada mulher do Anacleto, que, depois de morta, consegue se vingar do marido, o qual se entregara à bebida e ao jogo, fazendo com que ela abandonasse o lar e morresse em praça pública.

O segundo conto, “O caçador doméstico”, traz a história de Simões, descendente de uma família famosa. Um dia, Simões resolve mudar-se para o subúrbio. Lá, passa a treinar cães de caça e, para tal, faz com que eles cacem os frangos da vizinhança.

Roda de leitura – um dedo de poesia: Lima Barreto [com interpretação em Libras]
quarta 23 de fevereiro de 2022
às 17h
[duração aproximada: 90 minutos]
on-line – plataforma Sympla/Zoom

[livre para todos os públicos]

Atividade gratuita

Reserve seu ingresso [a partir de 9 de fevereiro até esgotar]

Saiba como acessar a transmissão via Sympla.

Deseja receber informações sobre a programação e outros conteúdos do Itaú Cultural? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.

 

Veja também