Classificação indicativa: 12 anos
 

Integrando o Palco virtual a partir do dia 4 de setembro, o ritual cênico CorpoCatimbó evoca e presentifica as espirais energéticas das entidades encantadas da jurema sagrada. O Corpo-fumaça – procedimento de ativação do corpo como portal de acesso às energias da jurema – se faz portal de acesso ao universo dos mestres, dos caboclos e dos pretos velhos, que se materializam nas simbologias de suas encantarias, gingas, baiados e vibrações.

O rito de encontro nos convida a demandar nossos desejos na fumaça catimbozeira da medicina ancestral, potencializando a ciência do catimbó no seu rito performativo de desenvolvimento artístico-espiritual.

CorpoCatimbó nasce de um percurso de quase 20 anos de atuação do multiartista, pesquisador, capoeirista, Ogan Alagbê e educador Zé Viana Júnior, no campo das artes cênicas, da música e da performance. Seu trabalho se intensificou em 2006, quando ele enveredou pelos caminhos da criação, da pesquisa e do aprofundamento de procedimentos a partir dos elementos que permeiam sua formação, imersa nas tradições afro-brasileiras da capoeira, do candomblé, do samba de caboclo, dos maracatus e das demais manifestações geopoéticas do Nordeste brasileiro.

Ancestralidades

A programação está relacionada à plataforma da Ancestralidades, que apresenta a biografia e a trajetória de personalidades negras, listagem dos marcos históricos desde o início do século XVI até o presente e, além disso, conceitos sobre temas como raça, gênero, quilombo e afrofuturismo.

Pensada em um conceito visual de circularidade, a plataforma propõe o olhar do presente que resgata o passado e lança demandas e desafios para os dias que ainda virão. Acesse neste link.

CorpoCatimbó [com interpretação em Libras]
de 4 a 25 de setembro de 2022
[duração aproximada: 35 minutos]

on-line – no site e no YouTube do IC

[classificação indicativa: 12 anos]

Fotografia colorida de cena do espetáculo CorpoCatimbó. Na imagem, um homem negro dança sob uma luz vermelha equanto outro homem, ao fundo, canta e toca um chocalho. O homem negro está sem camisa, com uma calça larga estampada em tons de bege e carrega um leque, que toca o chão, em umas das mãos. Ele tem cabelos pretos compridos com dreads e barba preta comprida. O homem ao fundo está de chapéu branco e camisa estampada. No chão, onde o homem negro dança, há uma estrela de seis pontas e pétalas de rosa.
CorpoCatimbó (imagem: Allan Diniz)

FICHA TÉCNICA

Pesquisa, criação e performance: Zé Viana Junior
Mestre de Jurema e performer: Pai Mesquita de Ogum
Colaboração: Gerson Moreno e Mãe Nega de Iemanjá
Direção dramatúrgica: Benjamin Abras e Cátia Costa
Concepção e operação de iluminação: Aline Rodrigues
Trilha e dramaturgia sonora: Eric Barbosa
Figurino: Edilene Soriano
Produção: Liliana Matos

Veja também