No dia 3 de setembro, às 11 horas, o Museu Afro Brasil promove o evento Encontro com artista: Eustáquio Neves, no qual o fotógrafo e artista visual conversará com o público sobre seu processo de trabalho, sua obra e trajetória artística. O artista também abordará a concepção do livro Aberto pela Aduana, apoiado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2019-2020, o qual será lançado no evento. A obra é composta de múltiplas narrativas, como um caderno de anotações e uma pasta de arquivos pessoais. De caráter autobiográfico, o livro é composto de fotografias, desenhos, colagens e outras técnicas.

“Ele surgiu [...] por conta de um pacote de um material meu que chegou da Inglaterra e foi aberto pela Aduana no Brasil. No que esse pacote chegou com os carimbos abertos eu não tive nenhuma dúvida, já pensei em um trabalho. Aberto pela Aduana me remete a esta coisa forte: tem um corpo do qual você se apropria, com essa violência que foi o tráfico negreiro, de escravizar pessoas”, explica o artista.

Obra que ilustra a capa do livro Aberto pela aduana. A obra é uma fotografia em preto e branco mostrando o pescoço e parte do tórax de uma pessoa com um colar. No rodapé da imagem, centralizado está escrito Aberto pela aduana
Capa de Aberto pela Aduana, de Eustáquio Neves (imagem: divulgação)

Veja mais:
>>> Identidade e imaginário | Eustáquio Neves
>>> Eustáquio Neves: "A fotografia foi o lugar mais confortável que encontrei para me expressar"
>>> Artistas negros | Vontade de experimentar e estética do humano: Eustáquio Neves, a mídia e a mulher

Eustáquio Neves nasceu em Juatuba, Minas Gerais (MG), em 1955. Vive e trabalha em Diamantina (MG). Formou-se em química pela Escola Politécnica de Minas Gerais em 1989, mas abandonou o trabalho na área para se tornar fotógrafo autodidata. No cerne de sua prática está a manipulação experimental das imagens. Neves sobrepõe camadas de película, mescla texturas, incorpora elementos textuais e cria máscaras através das quais se revelam memórias de diferentes tempos. O artista propõe uma investigação identitária sobre sua própria herança étnica, inquirindo a memória, a cultura e a posição social dos negros em diferentes contextos históricos e geográficos.

Veja mais sobre a vida e a obra do artista na Enciclopédia Itaú Cultural de arte e cultura brasileira.

Encontro com Artista: Eustáquio Neves e lançamento da obra Aberto pela Aduana
sábado 3 de setembro de 2022
às 11h

Biblioteca Carolina Maria de Jesus – Museu Afro Brasil
Parque Ibirapuera –  Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº – portão 10 – São Paulo/SP

Convite do evento Encontro com artista, no Museu Afro Brasil. No topo do convite, uma das obras que compõe o livro Aberto pela Aduana, uma planta baixa de um navio com figuras negras e palavras como: açoite, genocídio, hate, dor, cor. Abaixo da imagem há o título do evento, data, local, endereço, telefone de contato, site e régua de logos de apoio e realização do evento. Na régua há os logos do Rumos Itaú Cultural, Museu Afro Brasil e do Governo do Estado de São Paulo.
Veja também