Classificação indicativa: 10 anos
 

Entre os dias 4 e 25 de setembro, o YouTube do Itaú Cultural (IC) recebe o espetáculo Piquenique, realizado pelas companhias Teatro Independente e Pequeno Teatro. A peça conta, de forma poética, a história de uma jovem bondosa, forte e inteligente que luta contra a opressão de um tirano, dono de uma fábrica de canhões.  

O homem amedronta toda a cidade, fazendo com que Greta, a protagonista, decida subir até a fábrica para resolver o problema. Com sua inteligência e astúcia, a jovem consegue ajudar todos a escapar das maldades do algoz.

O cenário para a criação da história inclui uma mesa de piquenique, montada em um jardim. O espectador vai construindo em seu imaginário esta aventura que ganha forma entre flores, objetos do cotidiano e projeção de sombras. Aos poucos, no avançar da narrativa, criam-se outros significados num jogo teatral expressivo, em que as coisas podem tomar a forma que a imaginação quiser.

A protagonista, agente da sua própria história, do seu próprio destino, estimula o empoderamento feminino de forma lúdica. O olhar se volta para as possibilidades do ser humano de se posicionar diante da tirania e do amedrontamento, que buscam nos controlar, tirando-nos a liberdade.

A peça exercita nosso imaginário ao elaborar discursos que sejam veiculados em um mundo de imagens criativas e que contribuam de forma potente para o crescimento de pessoas disponíveis mais para a paz do que para a guerra.

Piquenique [com interpretação em Libras]
de 4 a 25 de setembro de 2022
[duração aproximada: 50 minutos]
on-line – no site e YouTube do IC

[classificação indicativa: 10 anos]

Ficha técnica
Realização: Teatro Independente e Pequeno Teatro
Elenco: Carolina Pismel e Paulo Verlings
Direção: Flávio Souza
Dramaturgia: Flavio Souza e Marcéli Torquato
Direção musical: Guilherme Miranda
Cenário: Flavio Souza e Mina Quental
Iluminação: Luiz Paulo Nenem
Figurino: Flávio Souza
Produção: Carolina Pismel e Paulo Verlings

Veja também